segunda-feira, 28 de março de 2022

II URSAP realiza reunião de preparação para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Imunizações realizará terça-feira (29) de março, às 09h30min, no auditório deputado Leônidas Ferreira da unidade de saúde, uma Reunião para traçar Estratégias para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e contra o Sarampo. O evento terá como público-alvo coordenadores municipais de imunização e técnicos vacinadores das salas de vacinas dos 26 municípios da jurisdição da II Ursap.
A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 04 de abril a 03 de junho de 2022, sendo o dia D de mobilização estadual, 30 de abril. O objetivo é prevenir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

“A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Para os demais grupos prioritários para vacinação contra influenza, serão disponibilizados os dados de doses administradas durante a campanha”, disse o técnico do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, Jorge Mota.

Na 1ª Etapa de 04/04 a 30/04 serão vacinados: Idosos com 60 anos e mais e Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados.

A 2ª Etapa de 02/05 a 03/06 serão vacinados: Crianças (6 meses a < de 5 anos), Gestantes em qualquer idade gestacional, Puérperas (Todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação), Povos indígenas, Professores escolas públicas e privadas, Comorbidades, Pessoas com deficiência permanente, Caminhoneiros, Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, Passageiros Urbano e de Longo Curso, Trabalhadores Portuários, Forças de Segurança e Salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais), Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A estimativa de pessoas a serem vacinadas no RN é de 1.275.043 pessoas.

A 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.

A 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo no período de 04 de abril a 03 de junho, sendo o dia D de mobilização estadual, 30 de abril. O objetivo é Interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo.

A população-alvo desta campanha são as crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), totalizando 207.896 de crianças a serem vacinadas de forma indiscriminada no RN. A meta é vacinar, no mínimo, 95% dessas crianças (197.501). Na oportunidade da campanha de vacinação contra influenza, os trabalhadores da saúde também serão convocados para atualizarem a situação vacinação contra o sarampo. A estimativa de trabalhadores da saúde no RN é de 96.099 pessoas.

A comunicação social é uma importante ferramenta para atingirmos em tempo ágil milhares de cidadãos sobre a importância campanha de vacinação. Pessoas das mais diversas classes sociais e econômicas.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

Nenhum comentário:

Polícia Militar desarticula grupo que tentava fraude eleitoral

A 8ª Companhia Independente de Polícia Militar desarticulou um grupo suspeito de tentar praticar fraudes no Cartório da 7ª Zona Eleitoral....