É possível conferir o nome da instituição, a nota, a localização, a categoria administrativa e a organização acadêmica de cada local onde o curso é oferecido.
O Ministério da Educação divulgou a lista com
as notas dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de
Estudantes (Enade) 2012. É possível conferir o nome da instituição, a
nota, a localização, a categoria administrativa (pública ou privada) e a
organização acadêmica (faculdade, universidade e centro universitário)
de cada local onde o curso é oferecido.
Foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design,
comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais,
secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das
áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão
financeira, logística, marketinge processos gerenciais também
foram avaliados. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos
superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.
O
Conceito Enade - que vai em uma escala com notas até 5 - é obtido a
partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos
indicadores de qualidade da educação superior, que também leva em
consideração o corpo docente e infraestrutura da instituição. Em 2012,
foram avaliados 7.228 cursos. Para o conceito, no entanto, foram
consideradas 6.306 unidades no cálculo, já que uma instituição pode ter
mais de um curso na mesma área.
Entre 2009 e 2012, a proporção de
cursos com conceito 3 subiu de 37,8% para 43,9%; com conceito 4, de 9,7%
para 19%; e com conceito 5, o mais alto, de 1 % para 5,4%. Segundo o
Ministério da Educação, as notas a partir de 3 são consideradas
satisfatórias. Tanto os cursos das instituições públicas quanto das
privadas tiveram avanço no conceito. Nas públicas, os cursos com
conceito máximo passaram de 4,3% em 2009, para 17% em 2012. Os cursos
com nota 4 passaram de 24,5% para 29,8%. Nas privadas, o índice passou
de 0,4% dos cursos com conceito 5 em 2009, para 3,5% em 2012, já os com
nota 4 passaram de 7,1% para 17,3%.
O representante do Fórum das
Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Paulo Cardim,
diz que a avaliação por si só não reflete a realidade do ensino no país.
Segundo ele, não há uma exigência de compromisso do estudante com a
avaliação, que pode, por exemplo, deixar as respostas em branco, sem ser
punido.
O Enade tem o maior peso na avaliação do curso. O ensino
superior, continua Cardim, deve ser avaliado de acordo com a lei do
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) - Lei 10.861/2004 -
que inclui vários aspectos e leva em consideração as especificidades de
cada instituição. Cada um dos aspectos deve ter o mesmo peso, avalia o
representante.
A Associação Nacional dos Dirigentes das
Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) não se pronunciou
sobre o resultado do Enade. Segundo a assessoria de imprensa da
associação, os reitores estão analisando os dados e devem se reunir
amanhã (8) para discutir os resultados.
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