As multas de trânsito ficarão mais caras no país a partir desta
terça-feira (1º). Esse é o primeiro reajuste no preço das infrações em
16 anos. As mudanças são o resultado de uma lei sancionada pela então
presidente Dilma Rousseff (PT), em maio.
Além do aumento nos
valores, a legislação fará outras mudanças no CTB (Código de Trânsito
Brasileiro). As infrações de natureza leve são as que sofrerão maior
reajuste. O valor passará dos atuais R$ 53,20 para R$ 88,38, uma
correção de 66% (veja quadro ao lado). Já as multas consideradas
gravíssimas, hoje R$ 191,54, passarão para R$ 293,47 –um crescimento de
53%.
Dirigir ao celular deixará de ser uma infração média e
passará a ser gravíssima. Essa é uma das infrações mais comuns em São
Paulo –de janeiro a julho de 2016 foram quase 300 mil aplicadas.
Estacionar
irregularmente em vaga de idosos ou de pessoas com deficiência, antes
grave, e se recusar a fazer o teste do bafômetro, que não era infração,
também passam a ser gravíssimas.
Atingir 20 pontos na CNH
(Carteira Nacional de Habilitação) também terá consequências mais
graves. O tempo de suspensão do direito de dirigir será maior: o mínimo,
que hoje é de um mês, passará a ser de seis meses.
O veículo de
um motorista pego sem CNH ou com o documento cassado não será mais
apreendido. O carro passará a ser retido pelos agentes de trânsito até
que alguém habilitado vá buscá-lo. Agora, todo o valor arrecadado com as
infrações deverá ser exposto na internet.
FISCALIZAÇÃO
O
valor das multas era corrigido pela extinta Ufir (Unidade Fiscal de
Referência), indexador usado até outubro de 2000 como parâmetro para
atualizar dívidas de tributo. A partir de agora, o valor será corrigido
todo ano pela inflação acumulada no período. Os novos valores devem ser
divulgados com, no mínimo, 90 dias de antecedência.
Segundo o
Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os valores foram
corrigidos parcialmente pela inflação acumulada entre outubro de 2000 a
abril de 2016.
Para o consultor em segurança de trânsito Horácio
Augusto Figueira, apenas o reajuste não vai sensibilizar os motoristas a
evitar as infrações. Segundo ele, é preciso também conscientizar o
motorista com campanhas educativas e permanentes, e melhorar a
fiscalização.
Fonte: Folha de S. Paulo
Radio
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