Radio

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Ministro da Saúde anuncia compra de teste rápido para vírus da zika

Teste rápido para vírus da zika, que começa a ser distribuído no país em novembro (Foto: Juliana Almirante/G1)O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta terça feira (25) a compra de 3,5 milhões de testes rápidos para detectar o vírus da zika . Segundo ele, o item tem produção nacional e será distribuído preferencialmente a gestantes, em um primeiro momento. O material também será fornecido a crianças de até 3 anos. O resultado fica pronto em 20 minutos.

A previsão da pasta é de que 2 milhões de testes cheguem aos postos de saúde até dezembro. As primeiras unidades chegam em novembro. O contrato diz que a distribuição deve ser concluída em 12 meses. O material será entregue “de acordo com a incidência da doença” registrada em cada localidade, em 2015.

O contrato do ministério com a Fundação Bahiafarma – um laboratório público – tem valor de R$ 119 milhões e deve abastecer a rede pública por um ano, na estimativa do Ministério. O desenvolvimento do teste foi resultado de uma parceria entre o governo da Bahia e uma empresa sul-coreana.

O primeiro teste rápido nacional para o vírus da zika foi lançado em maio, em Salvador. Segundo o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, o nível de confiança do teste é superior a 95%. A tendência inicial é de que o material esteja disponível apenas no SUS.

O exame detecta a doença em qualquer fase. Isso ocorreu porque o diagnóstico é feito por meio dos anticorpos desenvolvidos pelo corpo da pessoa infectada. O teste é diferente de outros que usavam a técnica “PCR”, que detecta apenas o vírus em si e demorava semanas para apresentar resultado.

Em fevereiro, a Anvisa aprovou um teste sorológico de uma empresa canadense para diagnosticar o vírus da zika no país.

Parceria
O teste rápido foi desenvolvido por meio de parceria entre a Bahiafarma e a empresa sul-coreana Genbody. A pesquisa durou dez meses. A Bahiafarma é um laboratório farmacêutico público, ligado ao governo do estado da Bahia, que busca desenvolver produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública.


Dados
O Brasil registrou 200.465 casos prováveis de zika até 17 de setembro, informou o Ministério da Saúde. Isso representa uma taxa de incidência de 98,1 casos por grupo de 100 mil habitantes. Em 2016 foram três mortes pela doença no país.


G1

Vereda Grande: operação do MPRN combate esquema de lavagem de dinheiro para organização criminosa

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (31) a operação Vereda Grande. A ação visa desarticular um e...