Radio

sábado, 13 de junho de 2015

DEFICIENTE VISUAL MICAELENSE FORMOU-SE EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN.



O deficiente visual – José Nelto de Carvalho - Nascido em São Miguel, atualmente morando em Mossoró, conseguiu se formar em Direito pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. aos, com 27 anos, José Nelto passou por muitas dificuldades para conseguir seu grande objetivo, que era concluir uma graduação.


Ele nasceu no sítio Riachão no município de Venha-Ver, e sempre passou por grandes barreiras até a grande vitória comemorada neste mês de maio de 2015. José Nelto conta que sempre teve vontade de estudar, mas como a precariedade do ensino e a falta de material adequado para seus estudos era constante, ele nunca conseguia concluir um ano na escola. Acabava sempre desistindo e voltando no ano seguinte, porém sem sucesso. 

No ano de 2001, surgiu a oportunidade de ir morar em Mossoró, e lá deu início ao grande objetivo de sua vida que era estudar. Ele nos conta que em Mossoró tem um centro de apoio ao deficiente visual, onde neste centro tem diversos equipamentos que facilitam a vida dos deficientes visuais no processo ensino/aprendizagem, além de profissionais que ajudam e orientam nas diversas atividades do dia a dia das pessoas com deficiência.

Em 4 anos José Nelto concluiu o ensino fundamental menor e da quinta a oitava série. No ano de 2004, ele já estava no ensino médio, e em 2005 regressou a São Miguel e aqui concluiu o ensino médio na escola estadual Gilney de Souza. 

Em 2008, novamente voltou a Mossoró, desta vez com a finalidade de cursar Direito, e em 2010, passou no vestibular da UERN, na oitava posição como aluno de escola pública, e o 23º lugar na disputa geral. Nelto afirma que durante os 5 anos de faculdade não foram fáceis, pois sempre tinha que “matar um leão por dia”, em virtude das grandes barreiras existentes na universidade. Mas ele disse que sempre contou com ajuda de colegas, que colaboravam com leituras de livros e locomoção dentro da UERN. 

Neste espaço de tempo, no ano de 2013, José Nelto foi aprovado no concurso realizado pela Universidade Federal Regional do semi-árido (UFERSA), na função de assistente em administração, cargo este exercido pelo mesmo. Ele diz que foi mais um grande desafio vencido em sua vida, que foi o tão sonhado cargo público. Ele nos conta que foi um sonho realizado e se sente muito útil servindo ao público da UFERSA, tanto a discentes como a docente daquela universidade.

Agora em Maio, no dia de maio 23, José Nelto finalizou seu grande sonho, a formatura no curso de Direito, e ele nos fala do novo desafio com este importante curso: “Estou muito feliz com esse sonho realizado”.

Estou feliz também no meu trabalho, mas se Deus quiser pretendo e quero voar mais alto. Quero um concurso em minha área, que é o poder judiciário. Pretendo realizar concursos para os tribunais, nas funções de analistas. É o que penso para o momento, e quem sabe, no futuro, a gente possa chegar a um cargo maior”.

José Nelto tem cegueira total. Pertence a uma família de 9 irmãos com ele, e ele nos diz que se sente muito orgulhoso com o apoio e a ajuda dada por cada um de seus irmãos, sua mãe e sua vó no desenvolvimento da sua vida estudantil e profissional.

Polícia Civil deflagra "Operação Profanos" e identifica suspeitos de homicídio ao prefeito de João Dias

Na manhã desta sexta-feira (27), policiais civis da 76ª Delegacia de Polícia (DP) de Alexandria, com apoio da Divisão de Polícia do Oeste (D...