Radio

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Vereador José Passo Coelho sugere ao município a adesão ao PROVAB


O vereador José Passo Coelho, sugeriu ao Prefeito Dário Vieira de Almeida, que este viabilize a adesão do município de São Miguel ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), criado pelo Governo Federal, por iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação.

Segundo o vereador, a adesão do município de São Miguel ao programa representará importantes avanços na área de saúde do município, uma vez que o referido programa oferta médicos recém-formados a custo zero por um período de um ano, possibilitando assim, a ampliação do quadro de médicos de município.

O Programa - o Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica – PROVAB, criado por iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, tem o objetivo fundamental de ampliar o acesso à Saúde à população carente, incentivando profissionais da saúde recém-formados a trabalhar em regiões marcadas pela escassez de médicos.

O PROVAB surgiu como uma forma de ampliar e melhorar a qualidade do atendimento médico, disponibilizando profissionais de saúde para localidades do pais marcadas pela pobreza, tais como periferias das grandes metrópoles, populações ribeirinhas, quilombolas, indígenas, além de áreas remotas da Amazônia legal e do semiárido nordestino.

O PROVAB serve como degrau entre a graduação e a pós-graduação, aprimorando a formação profissional do recém-formado, que, além de conhecer de perto a realidade dos usuários do SUS, atuando junto com as comunidades de forma supervisionada, tem acesso ao curso de especialização em Atenção Básica, disponibilizado pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

O programa prevê a atuação de profissionais de saúde durante 12 meses em diversos postos de atuação pelo país. Para tanto, é oferecida aos médicos, como forma de incentivo, uma bolsa no valor de dez mil reais, devendo o profissional cumprir a carga de 32 horas semanais de atividades práticas nas unidades de saúde e 8 horas de atividades acadêmicas no curso de especialização em Atenção Básica. Além disso, os médicos do PROVAB têm direito à pontuação adicional de 10% nas provas de residência médica, desde que aprovados em todas as avaliações realizadas.

Polícia Civil identifica 15 corpos de vítimas de acidente na BR-116

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) identificou, até o momento, 15 corpos de vítimas do grave acidente ocorrido na madrugada do último sá...