quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Pesquisa aponta que quase metade dos idosos não recebem aposentadoria

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou nesta quarta-feira (1), data em que é lembrado o Dia do Idoso, que quase metade da população mundial que possui idade para se aposentar não recebem qualquer espécie de benefício. São aproximadamente 48% dos homens e mulheres de idade mais avançada que não têm garantia alguma de renda, enquanto os outros 52% que ganham esse tipo de provento, não recebem o valor adequado.
Somente no Brasil, os dados indicam que 86,3% dos idosos são aposentados. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa parcela da população já soma cerca de 26,3 milhões de pessoas – número que representa 13% dos brasileiros. No entanto, a expectativa é que esse percentual aumente até 2060, chagando a 34% da população, segundo a previsão do IBGE.
A OIT alerta para as condições em que sobrevivem as pessoas com 60 anos ou mais em todo o mundo. São em torno de setecentos milhões de homens e mulheres, da qual a maioria ainda precisa trabalhar para se manter, muitas vezes sem receber um salário justo e em situações precárias. O estudo aponta, ainda, que muitos países de média e baixa renda expandiram consideravelmente a cobertura previdenciária com a concessão de pensões sociais financiadas por impostos.
Países como a China, a Tailândia, o Timor Leste e a Tunísia são onde esses avanços foram mais expressivos, segundo a Organização Internacional do Trabalho. A cobertura previdenciária dessas nações passou de 25% para mais de 70% em apenas uma década.
A OIT destaca, no entanto, que tão importante quanto expandir a cobertura é pagar adequadamente os benefícios aos idosos, umas vez que eles possuam o direito de se aposentarem com dignidade.
ldrimarck Rauel

POLÍCIA MILITAR DE SÃO MIGUEL PRENDE HOMEM COM DROGAS NA MADRUGADA DE DOMINGO (12)

 Em patrulhamento realizado nas adjacências do Bairro Núcleo Vieira em São Miguel, na madrugada de domingo dia 12 de maio por volta das 02...