quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Galeno Torquato se considera o único representante de Mossoró no parlamento


Ele foi o escolhido por aproximadamente 63 mil pessoas para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN), mas prefere dizer que apenas “está” na política; sua essência é ligada intimamente ao exercício da medicina, a grande paixão, o ofício. Aos 45 anos de idade – e ostentando o título de segundo deputado estadual mais votado das eleições 2014 no RN – Galeno Torquato (PSD) surpreendeu muita gente ao desbancar nomes conhecidos da política potiguar e conquistar quase 4% dos votos no Estado. 
Ainda que sequer tenha utilizado o sobrenome durante a campanha, Galeno vem de uma família com tradição política na região do Oeste potiguar. Foi em sua terra natal, São Miguel, município a 444 quilômetros da capital, que ele iniciou sua vida política, atuando como prefeito – em continuidade aos passos dados pelos pais, José e Lourdes Torquato, ambos chefes do Executivo na cidade por vários mandatos. O sucesso da recente e vitoriosa jornada, iniciada no ano de 2005, ele faz questão de atribuir ao trabalho desenvolvido como médico (outra herança do progenitor) em várias cidades próximas.

“Sempre levei a medicina como prioridade, na minha vida. Essa dedicação acabou fazendo com que as pessoas se identificassem comigo, por ser uma pessoa prestativa e sempre disposta a ajudar”, destaca. Mesmo sendo ‘calouro’ em disputas de âmbito estadual, Galeno diz não ter ficado surpreso com os resultados expressivos. 

Metódico, ele esclarece que desde o início trabalhou com a meta de 50 mil votos, número mais que suficiente para garantir a nomeação como deputado estadual. Com o apoio conquistado nos últimos 40 dias junto a Francisco José Júnior, prefeito de Mossoró, devido ao impedimento da campanha de seu pai, Francisco José, Galeno ainda recebeu mais quase 13 mil votos além da já suntuosa meta, totalizando 63.286, o que o alçou à segunda posição no concorrido pleito.

Conquanto, muito se engana quem pensa que, passado o turbilhão da campanha, o deputado eleito já está em clima de celebração. Devido à votação destacada, Galeno se converteu em um dos principais pilares de apoio da campanha de Robinson Faria ao Governo do Estado no segundo turno. O ritmo de trabalho do político sequer arrefeceu – Galeno continua em campanha intensa na tentativa de eleger o companheiro de legenda para o Executivo Estadual.

Como esperado, a bandeira primordial defendida pelo médico e futuro deputado é a Saúde Pública, a qual ele diz “estar na UTI”. Torquato afirma que já chegará ao plenário da Assembleia Legislativa com projetos para investimentos no setor, especialmente ações de natureza estruturante. “Não precisa construir nada, apenas estruturar a máquina já existente. 

Os hospitais municipais precisam funcionar a contento, para não sobrecarregar os polos regionais. Eliminando esse excesso de demanda, os hospitais de Pau dos Ferros e Mossoró, por exemplo, ganham um novo fôlego, o que acaba beneficiando o próprio Hospital Walfredo Gurgel, aqui em Natal. É uma cadeia totalmente interligada, que precisa ser reorganizada. É isso que vamos buscar no Legislativo”, assegura.

Motorista bate em carro, arrasta moto de suspeito de assalto e tenta atropelar pessoas em Mossoró

Uma cena inusitada foi registrada em Mossoró, nesse domingo (05). O motorista de uma Hilux foi flagrado arrastando uma motocicleta na avenid...