quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ENCERRAMENTO DE OUTUBRO ROSA 2014 NA UBS DR. JOSE TORQUATO EM SÃO MIGUEL/RN

Outubro Rosa, mês em que intensificamos as ações de luta contra o câncer de mama e que tem como objetivo conscientizar às mulheres sobre a importância da prevenção desta doença.

A equipe da UBS Dr. José Torquato vem desenvolvendo atividades no projeto “Mulher prevenida, mulher saudável”, para a prevenção do câncer de colo de útero e de câncer de mama para as mulheres de sua área de abrangência, e hoje dia 30 de outubro realizou um evento como parte das atividades de encerramento da campanha no município São Miguel.

O evento foi aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel, participando o total de 76 mulheres e 5 homens. Homens? Se, homens interessados para apoio das mulheres e porque também este câncer acontece nos homens, só que com uma incidência menos.

As mulheres começaram a chegar desde antes das 8 horas, uma das primeiras foi à usuária com deficiência motora Anita Lira. Os agentes de saúde Começaram a colocarem no peito das participantes os laços de cor rosa que identificam a campanha de luta contra o câncer de mama.

Teve inicio às 9 horas da manhã com um vídeo clipe de o cantor Lucas Locco, com o tema “Comoção”, que trata da história arredor do casal, onde a mulher jovem foi diagnosticada o câncer de mama, que foi vencido com ajuda da medicina, a fé, do amor e da coragem da mulher. Realmente sensibilizou as mulheres

Posteriormente a Doutora Yusimi García, responsável do projeto, realizou uma palestra relacionada com o tema, falando da importância das mamas e de seu cuidado, órgão par que faz parte da silhueta feminina e muito importante para a sexualidade, mas também fonte de amor e saúde para seus filhos.

A doutora falou da incidência do câncer de mama no mundo e no Brasil, e da quantidade de vidas que cobra anualmente. Fazendo ênfases que acontece também nos homens.
Ainda fez referência aos fatores de risco com maior ênfase nos antecedentes de esta doença e de câncer de ovário nas pacientes ou alguma pessoa de sua família; 

mencionaram outros como não amamentar a seus filhos, não ter ou ter o primeiro depois dos 30 anos de idade, assim como primeira menstruação antes dos 12 anos e menopausa depois dos 50 anos de idade. Outros como as terapias hormonais, o tabagismo, a obesidade e não realizar exercícios físicos frequentemente são fatores muito importantes.

A mulher pode estar assintomática o pode apresentar sintomas os sinais como a detecção do caroço ou nódulo, afundamento ou abaulamento da mama, erosões e ulcerações na pele na pele como casca de laranja, caroço palpável na axila, saída de liquido pelo mamilo entre outros. E também alertou do tratamento e a importância duma alimentação saudável.

A Doutora destacou os exames preventivos; o autoexame das mamas todos os meses depois da menstruação, o Exame Clinico anual e mamografia anual depois dos 40 anos de idade uma vez ao ano.

A palestra onde as mulheres tira suas duvidas, foi um momento emocionante que comoveu os presentes o depoimento de Dona Celina que sofreou da doença e que hoje está curada, e uma filha de outra paciente narrou como aconteceu em sua mãe, foram momentos muito importantes para todas as pessoas que estavam no evento, mas tocou bem de perto a sensibilidade das mulheres para buscar atenção médica.

Foi passado um vídeo mostrando como fazer o autoexame das mamas e mensagens para elevar a autoestima, colocadas pela ACS Raimunda Melo, assim como mensagens de apoio de Jeneilda Lima e das restantes agentes da equipe Nair, Ilania e Edineide, assim também da enfermeira Maria Aquino.

Ao final a equipe convidou a todas as pessoas ali presentes a um lanche oferecido com o financiamento das agentes de saúde da equipe, consistente em frutas variadas e suco natural de caju, fazendo demonstração da importância de comer abundantes frutas naturais.

Finalmente a equipe agradeceram as mulheres sua presencia e especialmente o apoio oferecido por os integrantes da equipe do Sindicato dos trabalhadores que participaram também do evento.
MAS FOTOS CLIQUE AQUI!!!

Maior hospital do RN atende 77 vítimas de acidentes de moto em dois dias, diz Sesap

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde do Rio Grande do Norte, registrou 77 atendimentos que envolveram vítimas de ...