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sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Honda é acusada de esconder feridos e mortos por falha de airbags nos EUA

A Honda está sendo acusada por um grupo de fiscalização de relatar um número menor que o real de casos de feridos e mortos em acidentes envolvendo carros com airbags defeituosos, driblando um sistema do governo dos Estados Unidos desenvolvido para detectar padrões em falhas automotivas.

O Center for Auto Safety (Centro para Segurança Automotiva, em tradução livre), um grupo de pesquisa que monitora os recalls e defeitos de carros desde que foi fundado, em 1970, pediu ontem aos órgãos reguladores do transporte no país o encaminhamento da Honda ao Departamento de Justiça para uma investigação criminal. A entidade mencionou uma morte em 2009 e um incidente em agosto de 2013 que resultou em um ferido grave e que não foram incluídos nos Relatórios de Alerta Antecipado da marca.

A General Motors informou 1.716 relatos de alerta antecipado de morte e ferimento à NHTSA (Administração Nacional de Segurança do Trânsito nas Rodovias dos EUA) no ano passado e a Toyota registrou 1.774, segundo o grupo de Ditlow. Durante o mesmo período, a Honda reportou 28, disse a entidade. No primeiro trimestre de 2014, a GM reportou 505, a Toyota enviou 377 e a Honda, seis, disse o centro.


A Honda disse que compartilhará em breve os resultados de uma auditoria terceirizada sobre potenciais imprecisões em seus relatos escritos de ferimentos e mortes com a NHTSA. No mês passado, a empresa decidiu incluir as queixas verbais dos proprietários ou de seus representantes para tornar seus relatórios mais consistentes com os de outras fabricantes de veículos, disse a empresa em um comunicado enviado por e-mail.

FALHA GLOBAL

O problema levantado se concentra na Takata -- principal fornecedora de airbags para Honda, Toyota e Nissan, entre outras marcas -- e em como as empresas automotivas têm respondido aos defeitos no equipamento de segurança. A Honda é o principal cliente da Takata e disse que chamou de volta às oficinas 6 milhões de veículos por problemas com os airbags em nove recalls desde 2008.


A Honda não notificou a NHTSA a respeito de diversos incidentes com airbags que levaram a mortes e processos judiciais, disse o Center for Auto Safety em uma carta enviada ontem a David Friedman, vice-administradora da agência americana.

As reguladoras estão em contato com a Honda por causa de seu relatório de alerta antecipado para determinar o cumprimento das regras, disse Karen Aldana, porta-voz da NHTSA, em um comunicado. A NHTSA iniciou uma investigação agressiva sobre as falhas dos air bags da Takata e exortou as fabricantes de veículos a chamarem às oficinas imediatamente os veículos com risco mais alto.

A NHTSA "tomará a ação apropriada, o que inclui a expansão do escopo do recall, se isso se justificar", disse Aldana.

A Honda disse que forneceu à NHTSA informações detalhadas relacionadas a todas as rupturas conhecidas dos infladores de airbag da Takata.

As fabricantes de veículos são obrigadas a enviar à NHTSA os relatórios trimestrais sobre mortes, ferimentos, processos judiciais, pedidos de garantia e queixas de clientes, segundo uma lei de 2000. A agência de segurança deve analisar os Relatórios de Alerta Antecipado para detectar o quanto antes tendências que indiquem defeitos de segurança.


Fonte: UOL

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