A General Motors informou 1.716 relatos de alerta antecipado de morte e ferimento à NHTSA (Administração Nacional de Segurança do Trânsito nas Rodovias dos EUA) no ano passado e a Toyota registrou 1.774, segundo o grupo de Ditlow. Durante o mesmo período, a Honda reportou 28, disse a entidade. No primeiro trimestre de 2014, a GM reportou 505, a Toyota enviou 377 e a Honda, seis, disse o centro.
A Honda disse que compartilhará em breve os resultados de uma auditoria terceirizada sobre potenciais imprecisões em seus relatos escritos de ferimentos e mortes com a NHTSA. No mês passado, a empresa decidiu incluir as queixas verbais dos proprietários ou de seus representantes para tornar seus relatórios mais consistentes com os de outras fabricantes de veículos, disse a empresa em um comunicado enviado por e-mail.
O problema levantado se concentra na Takata -- principal fornecedora de airbags para Honda, Toyota e Nissan, entre outras marcas -- e em como as empresas automotivas têm respondido aos defeitos no equipamento de segurança. A Honda é o principal cliente da Takata e disse que chamou de volta às oficinas 6 milhões de veículos por problemas com os airbags em nove recalls desde 2008.
A Honda não notificou a NHTSA a respeito de diversos incidentes com airbags que levaram a mortes e processos judiciais, disse o Center for Auto Safety em uma carta enviada ontem a David Friedman, vice-administradora da agência americana.
As reguladoras estão em contato com a Honda por causa de seu relatório de alerta antecipado para determinar o cumprimento das regras, disse Karen Aldana, porta-voz da NHTSA, em um comunicado. A NHTSA iniciou uma investigação agressiva sobre as falhas dos air bags da Takata e exortou as fabricantes de veículos a chamarem às oficinas imediatamente os veículos com risco mais alto.
Fonte: UOL