Radio

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Governo anuncia medidas para reduzir cesarianas


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) colocará em consulta pública, a partir desta quarta-feira (15) e por um período de 30 dias, resoluções para reduzir cesarianas desnecessárias entre consumidoras de planos de saúde no Brasil. 

Em 2012, 84,60% dos partos realizados por usuárias de planos de saúde no país foram cesarianas. Pelo SUS, o índice foi de 40%. "

De acordo com a ANS, na cesariana, a probabilidade do bebê nascer prematuro é 120 vezes maior e triplica-se o risco de mortalidade materna. 

Resoluções para reduzir cesarianas no País
A primeira normativa é em relação ao direito da informação. Gestantes ou qualquer outro usuário do sistema de saúde poderão solicitar as taxas de cesárea por estabelecimento de saúde e médico.

As resoluções preveem ainda a apresentação do partograma, documento que deverá conter anotações do desenvolvimento do trabalho de parto, das condições maternas e fetais. O documento, além de importante ferramenta de gestão para as operadoras, será parte integrante do processo para pagamento do parto.

As resoluções também incluem a distribuição, por parte das operadoras de planos de saúde, do Cartão da Gestante com a Carta de Informação à Gestante. O Cartão da Gestante registrará as consultas de pré-natal, com orientações e dados de acompanhamento da gestação.

A ANS propõe ainda a mudança do modelo de atenção ao parto com projeto-piloto baseado nas melhores evidências científicas. O projeto é parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, Institute for Healthcare Improvement e Hospital Amigo da Criança.

O envio das contribuições ocorrerá de 24/10 a 23/11. O formulário estará disponível exclusivamente no portal da ANS. A expectativa é que as normas entrem em vigor em dezembro.


Ministério da Saúde

Quatro pessoas são presas por tentativa de fraude no concurso da Polícia Civil em Fortaleza

Quatro pessoas foram presas após tentativa de  fraude na prova do concurso da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) para o cargo de Oficial Invest...