terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sesap implantará programa Sanar no RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) implantará, no Rio Grande do Norte, o Programa Sanar (Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas), que há dois anos vem sendo aplicado com êxito em 108 municípios pernambucanos tidos como prioritários para o combate a tuberculose, tracoma, doença de chagas, hanseníase, helmintíase, filariose e esquistossomose.
A apresentação do programa para técnicos, gestores e representantes dos municípios do RN será feita pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, nesta quarta-feira (19), às 8h, no auditório do 12º andar da instituição. Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, "o objetivo do encontro é apresentar detalhadamente as estratégias do Sanar, para, em seguida, focalizarmos a realidade local, trazendo para o Estado essa experiência bem-sucedida para contribuir no combate dessas doenças".
Participarão do encontro técnicos das vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária, da atenção primária, assistência, educação em saúde, Lacen, regulação, representantes das Unidades Regionais de Saúde Pública e coordenadores e técnicos dos programas referentes à tuberculose, hanseníase, doença de chagas, tracoma, esquistossomose e geo-helmintíases.
A experiência do Sanar em Pernambuco envolve mais de 1,1 mil profissionais e consiste no acompanhamento técnico junto aos municípios, com visitas às unidades de saúde e residências nas áreas de risco, além de inquérito nas escolas dos municípios atingidos e, em seguida, o tratamento coletivo dos agravos.
*Por Assessoria de Imprensa Sesap

Nenhum comentário:

Motorista bate em carro, arrasta moto de suspeito de assalto e tenta atropelar pessoas em Mossoró

Uma cena inusitada foi registrada em Mossoró, nesse domingo (05). O motorista de uma Hilux foi flagrado arrastando uma motocicleta na avenid...