A partir de hoje
(9), o INSS começa a trabalhar mecanismos para tentar zerar a fila de espera
por benefícios. A Estratégia Nacional de Atendimento Tempestivo (ENAT), criada
a partir de uma resolução publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira,
determina que unidades da Previdência Social e a administração geral do
instituto comecem a investir em ações para otimizar a gestão, aumentar a
produtividade e a eficiência na análise dos pedidos e na conclusão dos
requerimentos de reconhecimento inicial de direitos.
A medida trata
dos pedidos de reconhecimento inicial de direitos e prevê que estes sejam
concluídos em até 45 dias a partir da entrada dos documentos pelos
beneficiários. Apenas casos que tenham pendências de cumprimento de exigência
por parte do segurado requerente estariam fora dessa exigência.
Diante da nova
estratégia, tanto a Administração Central do INSS, quanto superintendências
regionais, gerências e agências da Previdência Social serão obrigadas a
reforçar quadros técnicos, logísticos e humanos, para assegurar, de forma
permanente, o atendimento tempestivo aos segurados e beneficiários da
Previdência Social.
Atualmente, o
órgão tem milhões de pedidos aguardando uma decisão. Com a definição da
celeridade da análise como regra definitiva, serão definidas metas de
atendimento e monitoramento da eficiência e produtividade dos serviços
prestados pelo instituto.
O presidente do
INSS, Renato Vieira, chegou a sinalizar que até a dinâmica de trabalho poderia
ser alterada para que os servidores passassem a ser remunerados a partir de
controle de produtividade.
Pelo texto, o
órgão também ficará obrigado a divulgar aos servidores, às unidades, aos órgãos
de Controle externos e internos e à sociedade, periodicamente, os avanços
obtidos com a implementação da estratégia e adotar providências necessárias
para aumentar o volume de concessões automáticas de benefícios, com controle e
segurança desses benefícios.
Para estimular a
implementação do programa, ainda serão mapeadas boas práticas nacionais e
internacionais e estimuladas medidas de gestão que contribuam para o aumento da
eficiência da análise dos requerimentos de reconhecimento de direitos.
Agência Brasil
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