sábado, 24 de setembro de 2016

Após polêmica, MEC diz que MP estava errada e que nenhuma disciplina será excluída

Valter Campanato/Agência Brasil


Horas depois de ter divulgado a jornalistas o texto da Medida Provisória sobre a reforma do Ensino Médio, o Ministério da Educação divulgou uma nota, na noite desta quinta-feira 22, afirmando que Educação Física e Artes serão disciplinas obrigatórias a todos os alunos na primeira metade do Ensino Médio, ao contrário do que dizia o texto inicial, que as excluía; apenas Português, Matemática e Inglês serão obrigatórias nos 3 anos, as demais dez disciplinas serão optativas da metade para o fim.

O governo de Michel Temer fez mais um recuo nesta quinta-feira 22. Horas depois de ter divulgado a jornalistas o texto da Medida Provisória sobre a reforma do Ensino Médio, o Ministério da Educação divulgou uma nota, na noite desta quinta-feira 22, assegurando que nenhuma disciplina será excluída do currículo dos estudantes.

Segundo o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, Educação Física e Artes serão disciplinas obrigatórias a todos os alunos na primeira metade do Ensino Médio, ao contrário do que dizia o texto inicial da MP, que excluía essas duas disciplinas. Apenas Português, Matemática e Inglês serão obrigatórias nos três anos. As demais dez disciplinas serão optativas da metade para o fim.

A nota do MEC foi divulgada depois de o anúncio da maior reforma na educação em 20 anos ter causado bastante polêmica entre especialistas, tanto pelas mudanças quanto pelo fato de ter sido feita via MP, o que elimina o debate com a sociedade civil.

"Não está decretado o fim de nenhum conteúdo, de nenhuma disciplina. Do que a Base Nacional definir, todas elas serão obrigatórias na parte da Base Nacional Comum: artes, educação física, português, matemática, física, química. 

A Base Nacional Comum será obrigatória a todos. A diferença é que quando você faz as ênfases, você pode colocar somente os alunos que tenham interesse em seguir naquela área. Vamos inclusive privilegiar professores e alunos com a opção do aprofundamento", diz ainda o secretário, de acordo com a nota do MEC.

Brasil 247

Atendimento na sede do Detran é suspenso após funcionário sofrer infarto e morrer

Parte do atendimento na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), em Cidade da Esperança, na zona Oest...