Radio

sábado, 15 de agosto de 2015

6ª ROMARIA DAS FAMÍLIAS ACONTECERÁ AMANHÃ NO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU/RN

A 6ª Romaria das Famílias, que acontece amanhã 16 de agosto, no Santuário do Lima, em Patu/RN, estará celebrando os 30 anos do Encontro de Casais com Cristo na Diocese de Mossoró e acolherá a Capela de Nossa Senhora da Piedade vinda de Belo Horizonte, que estará peregrinando em todas as dioceses do Brasil anunciando o XXI Congresso Nacional do ECC, em julho de 2016. A romaria também  estará em consonância com a Semana Nacional da Família e com o VIII Encontro Mundial das Famílias, a ser realizado na Filadélfia/EUA, entre os dias 22 e 27 de setembro, com a presença do Papa Francisco. Ele diz que antes de tudo “somos criados para amar, como reflexo de Deus e do Seu amor” e que é na união conjugal entre o homem e a mulher que se realiza esta vocação, “no sinal de reciprocidade e de comunhão de vida plena e definitiva”.

Quando um homem e uma mulher se unem em matrimônio, Deus “se reflete neles”. Da mesma maneira, como indica São Paulo na Carta aos Efésios, nos esposos cristãos reflete-se “a relação instaurada de Cristo com a Igreja, uma relação esponsal”. As três características do amor que Jesus nutre pela Igreja, a Sua esposa, são a fidelidade, a perseverança e a fecundidade, que são também as características de um autêntico casamento cristão, no qual o amor se apresenta sobretudo de dois modos: como custódia recíproca e como fraternidade. 

O Papa também é consciente dos problemas atuais enfrentados pelas famílias. Francisco não se esconde quando se trata de denunciar os ataques que sofre a família, fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher, mas nele prevalece sempre o desejo de, por sua vez, olhar a questão de maneira positiva. 

O compromisso de todos, começando pelos pastores, deve ser o de “reconhecer quanto é bonito, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje, quanto é indispensável isto para a vida do mundo, para o futuro da humanidade”, afirmou. “É-nos pedido colocar em evidência o luminoso plano de Deus sobre a família e ajudar os cônjuges a vivê-lo com alegria em sua existência, acompanhá-los em tantas dificuldades, com uma pastoral inteligente, corajosa e plena de amor”.

Na vida conjugal, valem sempre três palavras mágicas, ”por favor, obrigado e desculpa”. “Por favor: para não ser intruso na vida do cônjuge. Obrigado: para agradecer ao cônjuge por aquilo que fez por mim. E visto que todos nós erramos a outra palavra, que é um pouco mais difícil de dizer, mas necessária - desculpa. Com estas três palavras, com a oração do esposo pela esposa e vice-versa e com o fato de fazer as pazes sempre antes que termine o dia, o casamento vai adiante”.

Diocese de Mossoró

Polícia Civil prende suspeito por feminicídio em Assú

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia (DP) de Assú cumpriram um mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder Judiciário, neste ...