Depois de uma rodada de conversas com vários ministros separadamente, a presidente Dilma Rousseff pediu ao ministro Aldo Rebelo (Esporte) para dar garantias à Fifa de que haverá segurança até o fim da Copa das Confederações.
Essa mesma garantia será estendida para a Copa do Mundo de 2014. Ela ficou preocupada com as notícias de incidentes nesta semana em várias cidades dentro do evento considerado preparatório para o Mundial do ano que vem.
A intenção é não deixar qualquer dúvida quanto à viabilidade de eventos internacionais no Brasil. Um das principais preocupações no núcleo do Palácio do Planalto é a repercussão internacional dos protestos que se alastraram no país.
Uma das reuniões mais longas do dia foi com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para avaliar a violência registrada em várias manifestações.
A informação que chegou ao Planalto é que governadores já investigam a infiltração de grupos criminosos dentro dos movimentos pacíficos, o que teria levado a atos de vandalismo em várias cidades.
Outra conversa da presidente foi com o ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho. A determinação é que ele abra canais de diálogos com todos os movimentos sociais. O governo estuda uma pauta para apresentar ao país como resposta à onda de reivindicações.
Dilma também já conversou nesta sexta com os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Fernando Pimentel (Desenvolvimento) – dois dos principais interlocutores para assuntos políticos – , além de Guilherme Afif (Micro e Pequena Empresa), Edison Lobão (Minas e Energia) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades).
A presidente Dilma Rousseff avalia com assessores próximos a possibilidade de fazer um pronunciamento e até o formato dessa declaração.
Blog do Camorotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário