A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Controle da Tuberculose realizou quarta-feira (11) de agosto em Governador Dix-sept Rosado uma reunião destinada aos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) e agentes comunitários de saúde (ACS).
Presentes ao evento as técnicas da II URSAP, Cíntia Câmara, Clivaneide Ferreira e Rafaela Nóbrega, a secretária municipal de saúde de Governador Dix-sept Rosado, Juliana Freitas de Sousa, a coordenadora municipal do Programa de Controle da Tuberculose, Simone de Souza Oliveira e o coordenador municipal da Atenção Básica, Rômulo Emanuel.
Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública.
No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
As metas do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose são de alcançar uma redução de 90% do coeficiente de incidência da TB e uma redução de 95% no número de mortes pela doença no país até 2035, em comparação com os dados de 2015. Isso significa, para o Brasil, que é necessário reduzir o coeficiente de incidência para menos de dez casos por 100 mil habitantes e limitar o número de óbitos pela doença a menos de 230 ao ano, até 2035.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário