sexta-feira, 25 de junho de 2021

RN troca experiências sobre cultivo do algodão orgânico

O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, recebeu nesta quinta-feira (24), a equipe do ‘Projeto Algodão Paraíba’, que visa promover o protagonismo do agricultor familiar na cadeia produtiva do algodão orgânico, melhorando índices de produção, diminuindo custos e aumentando a interação com outras cadeias produtivas, como a da bovinocultura de leite e de carne.

Acompanharam a reunião, por parte do Governo do RN, os secretários Guilherme Saldanha (Agricultura e Pesca) e Alexandre Lima (Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar); o diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN, César Oliveira e do Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, Rodrigo Maranhão; e o gerente da UES SAPE, Fabiano Lima. Também participou o chefe de Gabinete do senador Jean-Paul Prates, Adriano Gadelha.

A equipe paraibana da reunião foi composta pela presidente da Cooperativa de Produção Têxtil, Afins do Algodão da Paraíba (CoopNatural), Maysa Gadelha; pelo secretário de Agricultura de Campina Grande, Renato Gadelha; o extensionista rural da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Fundiária (Empaer-PB), Vlaminck Saraiva; e o cooperado Carlos Daniel. Juntos, expuseram as experiências exitosas de cultivo do algodão para compartilhar com os potiguares.

Criado pelo Governo da Paraíba por meio da antiga Emater, atual Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), o Projeto Algodão Paraíba tem metodologia que já se tornou referência no Mercosul, por meio do projeto de Cooperação Sul-Sul Trilateral Brasil/FAO/países membros, para o desenvolvimento do setor algodoeiro e da segurança familiar desses países.

“Os objetivos do ‘Projeto Algodão Paraíba' coincidem com os do Projeto Governo Cidadão, e mesmo com os do Governo do RN, quando falamos em dar condições de sustentabilidade aos negócios de nossos produtores rurais e agricultores familiares”, disse Mineiro, lembrando ainda a vantagem de se plantar o algodão consorciado com outras culturas como milho, sorgo e feijão, o que garante a segurança alimentar, crescimento da renda familiar e de geração de empregos, além da reserva de alimentos para os rebanhos em épocas de estiagens.

Como encaminhamento, no dia 20 do mês de julho próximo, haverá reunião com o comitê gestor – formado pelo Governo Cidadão, SAPE, SEDRAF, EMPARN e EMATER RN –  e os representantes das regionais da Emater e da rede de cooperativas que representam os movimentos sociais do campo para apresentação do Projeto e identificar o interesse na realização de ações pilotos no RN.

SOBRE O PROJETO ALGODÃO PARAÍBA
Desde a sua implantação em 2015, o Projeto Algodão Paraíba conta com parceria da Embrapa Algodão, da Norfil S/A Indústria Têxtil e da Cooperativa de Produção Têxtil Afins do Algodão (Coopnatural). Atualmente, integram o projeto os quatro polos de produção, integrantes das regiões do Médio Sertão, do Curimataú, da Borborema e do Agreste paraibano, contemplando 60 municípios e beneficiando aproximadamente 300 famílias agricultoras.

EMPARN/ASSECOM

Nenhum comentário:

Polícia Militar desarticula grupo que tentava fraude eleitoral

A 8ª Companhia Independente de Polícia Militar desarticulou um grupo suspeito de tentar praticar fraudes no Cartório da 7ª Zona Eleitoral....