quarta-feira, 30 de junho de 2021

II Ursap realiza encontro sobre Tuberculose em Alto do Rodrigues

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Controle da Tuberculose realizou quarta-feira no auditório da Escola Técnica Estadual do Município de Alto do Rodrigues uma reunião direcionada aos profissionais de enfermagem e agentes comunidade de saúde (ACS). A reunião teve início às 9h e terminou às 12h.

Presentes ao evento a coordenadora da Equipe Técnica da II URSAP, Jane Maria  Valcácio Duarte, o coordenador do Programa Regional de Controle da Tuberculose da II URSAP, Sival da Silva Duarte Filho, a técnica do Programa de Tuberculose da II URSAP, Zenilda Rafaela Costa Nóbrega, a coordenadora municipal da Atenção Primária à Saúde (APS) de Alto do Rodrigues, Daiane Inácio de Souza e a coordenadora municipal do Programa de Controle da Tuberculose, Jayne Alves Vidal. 

"A reunião teve como finalidade explicar o fluxo de dispensação de medicação da Tuberculose e incentivar o município para mobilizar os enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS) para realizar a busca ativa dos sintomáticos respiratórios", disse a técnica do Programa de Tuberculose da II URSAP, Rafaela Costa Nóbrega. 

"Neste evento falamos sobre as buscas ativas de tuberculose, sobre quais exames devem ser feito, o fluxo para pedido de medicação e tiramos algumas dúvidas. Já realizamos este tipo de evento no município de Triunfo Potiguar, que ocorreu no dia 08 de junho. Estamos programando uma reunião no Município de Baraúna para o dia 14 de julho", ressaltou o coordenador do Programa Regional de Controle da Tuberculose da II URSAP, Sival da Silva Duarte Filho. 

"Alto do Rodrigues tem um caso notificado de Tuberculose e o Ministério da Saúde (MS) exige que ao final de 2021 o Município tenha notificado pelo menos  seis casos da doença", disse o coordenador Sival da Silva Duarte Filho.

"A tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública reconhecido pelo governo 
brasileiro. Portanto, em razão de propósitos de suas políticas públicas, assumiu compromissos com seus cidadãos e com a comunidade internacional de controlar sua evolução, procurando reduzir sua prevalência na população", destaca a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

Nenhum comentário:

Polícia Militar desarticula grupo que tentava fraude eleitoral

A 8ª Companhia Independente de Polícia Militar desarticulou um grupo suspeito de tentar praticar fraudes no Cartório da 7ª Zona Eleitoral....