O Ibope
divulgou nesta sexta-feira (26) o resultado da pesquisa sobre o segundo turno
da eleição para o governo do Rio Grande do Norte. O levantamento foi realizado
entre quarta (24) e sexta-feira (26) e tem margem de erro de 3 pontos, para
mais ou para menos.
Nos votos
válidos, os resultados foram os seguintes:
- Fátima Bezerra (PT): 55%
- Carlos Eduardo (PDT): 45%
Na pesquisa anterior, Fátima tinha 54% e Carlos
Eduardo, 46%
Para
calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos
e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado
pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para
vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Votos Totais
Nos votos
totais, os resultados foram os seguintes:
- Fátima Bezerra (PT): 52%
- Carlos Eduardo (PDT): 42%
- Em branco/nulo: 4%
- Não sabe: 3%
Rejeição
A
pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. O Ibope
perguntou: "Para cada um dos candidatos a governador do Rio Grande do
Norte citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor
descreve a sua opinião sobre ele"?
Carlos
Eduardo (PDT)
- Com certeza votaria nele para governador do RN - 34%
- Poderia votar nele para governador do RN - 17%
- Não votaria nele de jeito nenhum para governador do RN - 37%
- Não o conhece o suficiente para opinar - 10%
- Não sabem ou preferem não opinar - 2%
Fátima
Bezerra (PT)
- Com certeza votaria nela para governadora do RN - 41%
- Poderia votar nela para governadora do RN - 16%
- Não votaria nela de jeito nenhum para governadora do RN - 33%
- Não a conhece o suficiente para opinar - 9%
- Não sabem ou preferem não opinar - 2%
Sobre a pesquisa
- Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
- Entrevistados: 812 pessoas em 38 cidades
- Quando a pesquisa foi feita: 24 a 26 de outubro
- Registro TSE: BR-05542/2018
- Registro no TRE/RN: RN‐04531/2018
- Nível de confiança: 95%
- Contratantes da pesquisa: Inter TV Costa Branca
- O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos, para mais ou para menos.