A partir desta
terça-feira, os Correios vão fechar ao público e encerrar as atividades em 41
agências de 14 Estados do país. De acordo com a empresa, as unidades que serão
desativadas ocupam imóveis alugados, poderão ser atendidas por outras próximas
(com distância não superior a 2km) e são deficitárias. A companhia informou que
não haverá demissões dos empregados das unidades que serão agora desativadas.
Atualmente, a
empresa possui cerca de 6 mil agências próprias em todo o país. Segundo os
Correios, o encerramento das atividades dessas agências faz parte do processo
de remodelagem da rede de atendimento, que prevê a substituição gradativa de
unidades convencionais por outros modelos diferenciados. No Rio de Janeiro,
serão fechadas as agências da Rua Dias da Rocha, em Copacabana, e a do Tanque,
em Jacarepaguá. Além do Rio, haverá fechamento de agências em São Paulo, Bahia,
Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Piauí, Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul, Pará, Roraima e Rio Grande do Sul.
Depois de quatro
anos no vermelho, a empresa estabeleceu um plano de reestruturação, que inclui
ações como o fechamento de agências e a demissão de funcionários.
A empresa
manifestou, em junho deste ano, a intenção de fechar 513 agências, com a
demissão de até 5.300 funcionários. Além disso, a estatal decidiu mudar as
regras do plano de saúde oferecido aos funcionários.
Preocupação no
e-commerce
Para empresas
que operam no e-commerce e dependem dos Correios como principal parceiro de
entrega e distribuição de produtos, a desativação das agências gera
preocupação. O primeiro impacto será para despachar produtos que antes eram
distribuídos em uma agência próxima da empresa e que, a partir do fechamento
das agências, terá que ser feito após um deslocamento maior do empresário. Além
disso, para consumidores que não recebem entregas em casa por morarem em área
consideradas de risco, a retirada também deverá ser alterada no caso de
fechamento de postos de atendimento.
– A entrega dos
Correios é o calcanhar de Aquiles do empresário de e-commerce por causa dos
problemas que os empresários e consumidores enfrentam no caso de atrasos de
entrega e desvio ou perda de produtos. Esses varejistas estão sofrendo muito
com o serviço. Os Correios são a empresa com a maior capilaridade de entrega no
país. Eles dizem que a reestruturação vai permitir melhorar o atendimento, mas
isso ainda não aconteceu e o processo não está sendo transparente – observa
Thiago Mazeto, chefe da área de experiência do cliente da Tray, unidade de
e-commerce da Locaweb.
Atendimento
Os Correios
informaram que haverá ampliação dos pontos de atendimento, dos atuais 12 mil
para 15 mil, em todo o país, até 2021, melhorando os serviços para a população.
A empresa também
decidiu colocar à venda os prédios da sede da companhia, centros culturais e
até o Museu do Selo. A expectativa — considerada otimista até mesmo dentro da
empresa — é levantar R$ 2,1 bilhões com as operações.
Serão ofertados
21 imóveis localizadas no Rio, em São Paulo, no Paraná, em Minas Gerais, na
Bahia e no Distrito Federal. São 560 mil metros quadrados de prédios vazios ou
ocupados, além de terrenos.
O Globo