quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel vem através desta nota, esclarecer a população, que o município NÂO ESTÁ EM ESTADO DE ALERTA CONTRA FEBRE AMARELA, como vem sendo divulgado em algumas redes sociais desde o início da semana.  Desse modo, a vacinação contra febre amarela CONTINUA sendo realizada de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para a população que reside em áreas com recomendação de vacinação e que na nossa realidade, serão vacinadas APENAS a população que reside e/ou realizará viagem para áreas endêmicas para a Febre Amarela.

RECOMENDAÇÕES:
• Não é recomendada a vacinação contra febre amarela de pessoas vivendo fora de áreas endêmicas, uma vez que o risco da vacina suplanta seus benefícios.
• Só é recomendada a vacinação para febre amarela em pessoas vivendo ou que vão viajar para áreas de recomendação. Neste grupo, a vacina é recomendada para pessoas entre 9 meses e 60 anos de idade, desde que não sejam imunossuprimidas, gestantes, mulheres em lactação e pessoas com doença no timo.
• Quando não há possibilidade de vacinação de pessoas visitando áreas endêmicas, devem-se reforçar medidas de proteção como uso de repelentes e roupas impregnadas com permetrina.
• Não usar repelentes que tenham o DEET como princípio ativo em crianças com menos de 2 anos de idade. Os repelentes que têm como princípio ativo a icaridina podem ser utilizados em crianças a partir de 6 meses de idade, dependendo da concentração, conforme recomendação em bula.

Esclarecemos ainda, que as informações divulgadas nas redes sociais com relação a morte de animais da espécie Macaco Sagui, os conhecidos Soinhos, que aconteceram na última semana no municipio, estas, estão são disseminadas de forma equivocada, uma vez que a situação aconteceu em uma área de comunidade rural, estando restrita aquela localidade e NÃO TEM INDÍCIOS de que os animais tiverem como causa da morte a Febre Amarela. E que de fato, as amostras dos animais mortos foram coletadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através do serviço da equipe de Vigilância em Saúde e encaminhados ao setor responsável para analise e diagnóstico da causa base para a morte dos animais, seguindo recomendações e protocolos.

Desse modo, não existe até o momento, resultado definido sobre a morte dos animais e nem tão pouco indícios sobre a associação da mesma com a febre amarela, tendo em vista que nosso município NÃO É ÁREA ENDÊMICA DA DOENÇA. Portanto, informamos a todos que aguardamos resultados das análises, SEM ALARDES e que o posicionamento do setor responsável pela análise será divulgado junto à comunidade.

Pedimos a compreensão de todos e que ao receberem as informações, divulguem-nas de forma clara, verídica e concreta para o bem da comunidade e que esta instituição de Saúde e todos os serviços vinculados, estão de portas abertas para informações e esclarecimentos.

LUÍS MARCOS ALVES DA COSTA
Secretário Municipal de Saúde

FPM: terceiro decêndio será creditado nesta terça-feira, 30

Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que o terceiro decêndio de abril de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (F...