segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Fauna e flora inspiram mascotes dos Jogos do Rio; veja

Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, respectivamente, ainda não têm nome
Um representa a diversidade animal. O outro, uma amálgama da flora do país. São esses, respectivamente, as mascotes olímpicas e paraolímpicas dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

Os dois símbolos foram divulgados na noite deste domingo (23). Caberá ao público decidir os nomes deles.

São três pares de nomes: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinícius e Tom, em homenagem aos músicos Vinicius de Moraes e Tom Jobim. A votação foi aberta já na noite de ontem no site oficial (rio2016.com/mascote).

Os votos serão registrados por três semanas e o resultado sairá em 14 de dezembro. O processo de seleção das mascotes começou em setembro de 2012. Após cumprimento de diversas etapas, as três propostas finalistas foram submetidas a crianças de 6 a 12 anos do Rio e de São Paulo para pesquisa.

Em agosto de 2013, as duas mascotes foram escolhidas por uma comissão composta de representantes do comitê organizador dos Jogos, dos comitês internacionais olímpicos e paraolímpicos e do Comitê Olímpico do Brasil.

Alguns profissionais renomados do mercado também participaram da seleção. O comitê organizador dos Jogos do Rio promove nesta segunda, a partir das 10h, a primeira aparição pública das mascotes, em evento no bairro de Santa Teresa.

PROMOÇÃO
Durante a última semana, ícones de edições olímpicas do passado vieram ao Rio para promover o lançamento dos símbolos de 2016.

Entre eles o urso Misha (de Moscou-1980), Athena (de Atenas-2004), a vaca Fu Niu Lele (da Paraolimpíada de Pequim-2008) e Wenlock e Mandeville (de Londres-2012).

Folha 

FPM: terceiro decêndio será creditado nesta terça-feira, 30

Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que o terceiro decêndio de abril de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (F...