domingo, 15 de junho de 2014

Polêmicas de arbitragem no início da Copa preocupam seleção brasileira

Os pênaltis polêmicos marcados a favor de Brasil e Espanha e os dois gols do México anulados em impedimentos mal marcados transformaram a arbitragem em assunto dominante nos primeiros dias da Copa do Mundo e motivo de preocupação da seleção brasileira para a sequência da competição.

A vitória do Brasil por 3 x 1 sobre a Croácia, na abertura do Mundial, foi conquistada após um pênalti duvidoso marcado sobre Fred quando o jogo estava empatado em 1 x 1, e agora a comissão técnica brasileira pediu aos jogadores que fiquem alertas para evitar lances que possam levar os árbitros a cometerem erros contra a seleção.

"Com certeza vai acontecer mais lance polêmico, a gente tem que ter atenção para não ser contra a gente", disse o meia Oscar em entrevista coletiva neste sábado no centro de treinamento da Granja Comary, em Teresópolis (RJ), após treino da seleção.

O pênalti duvidoso sobre Fred, que desabou dentro da área ao ser encostado no ombro pelo zagueiro croata Lovren no jogo de quinta-feira, em São Paulo, gerou uma reação furiosa da Croácia e comentários de outros times sobre um possível favorecimento ao Brasil.

O técnico Luiz Felipe Scolari e sua comissão técnica ficaram "assustados" com a repercussão da jogada e passaram uma mensagem aos jogadores para reforçar a atenção com a arbitragem daqui para frente, de acordo com uma fonte da seleção.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou em sua página oficial da Internet, na sexta-feira, um vídeo do atacante Fred afirmando que sofreu "pênalti claro" e explicando a jogada. A repercussão do lance foi tamanha que até o presidente da Fifa, Joseph Blatter, opinou sobre a jogada e afirmou que o árbitro japonês Yushi Nishimura acertou ao marcar a penalidade.

Segundo Oscar, a preocupação da seleção é justamente evitar que lances como o de Fred, em que a jogada foi duvidosa e dava margem a diferentes interpretações, sejam marcados contra o Brasil.  

"Como no lance do Fred, pode não ter puxado e não ter sido tão claro, mas houve contato, houve a mão no ombro, foi pênalti", acrescentou o jogador do Chelsea.

Oscar fez o gol que selou a vitória brasileira por 3 x 1, após Neymar ter feito os outros dois, incluindo na cobrança do pênalti sofrido por Fred.

Além do gol, Oscar teve atuação destacada e foi um dos melhores em campo, calando as críticas recebidas antes da estreia devido ao desempenho apagado nos treinos e amistosos de preparação.

"Quando você faz um gol numa partida sua confiança aumenta muito mais. Eu já estava muito confiante, mas quando você faz um gol e uma grande partida sua confiança fica mais alta ainda."

A seleção brasileira viaja no domingo para Fortaleza, onde enfrenta o México na terça-feira. Brasil e México estão empatados com três pontos no Grupo A. Os mexicanos venceram Camarões por 1 x 0, na sexta-feira, mesmo após dois gols mal anulados de Giovanni dos Santos.

A Espanha, que perdeu de 5 x 1 da Holanda, abriu o marcador em Natal com um pênali duvidoso marcado sobre Diego Costa.

Fonte: Agência Reuters 

Nenhum comentário:

Atendimento na sede do Detran é suspenso após funcionário sofrer infarto e morrer

Parte do atendimento na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), em Cidade da Esperança, na zona Oest...