Em tempo de festas juninas e Copa do Mundo, os acidentes com fogos de artifícios podem acontecer. Pensando nisso, o portal nominuto.com traz para você as principais orientações do Corpo de Bombeiros para que a utilização dos fogos de artifício aconteça com segurança.
De acordo com o Oficial da Secretaria de Tecnologia e Engenharia do Corpo de Bombeiros, Daniel Gleydson, é recomendável que as pessoas fiquem atentas antes de utilizarem qualquer tipo de fogo de artifício, seguindo as instruções recomendadas pelos fabricante.
Depois, o usuário deve respeitar a classificação de cada um dos fogos e, por último, não deixar crianças utilizarem sozinhas os artefatos. “Muitas vezes as pessoas deixam os fogos de artifício nas mãos de crianças, sem estarem por perto para observar. Isso pode ser perigoso. É preciso que os adultos sempre supervisionem quando elas estiverem brincando, para que não se queimem", explicou o bombeiro.
Outro ponto importante que o oficial dos Bombeiros salientou foi o acendimento das fogueiras. Estas não podem ter uma altura maior de que a base, para que não haja risco de queda. Além de não poderem ser acessas próximas de árvores, fiações e áreas que contenham material de fácil combustão, como postos de gasolina, depósitos de gás, entre outros.
Nesse período, o mais comum acontecer são os casos de queimaduras por causa do mau uso desses produtos. Em caso de acidente, o recomendado é lavar o local com água em temperatura ambiente, não passar nenhum produto químico sobre a ferida, não estourar as bolhas que se formam no local e procurar uma orientação médica.
Fiscalização
Em Natal, a prefeitura libera os terrenos para a venda de fogos de artifícios em áreas específicas. Antes das vendas começarem, uma fiscalização e realizada em cada barraca. “A fiscalização é feita para analisarmos os produtos, vermos se todos possuem instruções, se estão separados por categorias e outros cuidados que é preciso para possa ser comercializado com segurança”, explicou o oficial do Corpo de Bombeiros, Daniel Gleydson.
Classificação dos Fogos de Artifícios
A – Infantil. Fogos de vista com ausência de estampido (barulho intenso). Possui até 20 cm de pólvora. Pode ser utilizado por crianças até 12 anos, desde que, acompanhadas da supervisão de um adulto.
B – Juvenil. Possui estampido, com aproximadamente 21 e 25 cm de pólvora e podem ser usados por crianças e adolescentes de 13 a 18 anos.
C – Adultos. Possui estampido. Pode ser usado por crianças e adolescente de 13 a 18 anos. Possui entre 21 e 35 cm de pólvora. Não podem ser comprados por menores, de acordo as instruções da R-105. Sua queima depende da licença das autoridades competentes, com datas e horários previamente designados.
D – Apenas profissionais da área. Possui estampido e podem ter elevadas quantidades de pólvora.
nominuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário