segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mobilização S.O.S Seca foi realizada na noite do último sábado







  
Com a presença de autoridades politicas de toda a região, empresários, representantes dos diversos segmentos da sociedade e população em geral, foi realizada na noite deste ‘Sábado de Aleluia’, dia 30, na Praça de Eventos Maestro Pedro Rufino em São Miguel, a grande mobilização S.O.S Seca. Na ocasião foram feitas diversas apresentações culturais, além disso, foram colhidas assinaturas, em forma de um abaixo assinado, que será entregue aos governos federal e estadual.
O evento idealizado pela vereadora Adalcina Vieira, teve como objetivo reivindicar e cobrar dos Governos do Estado e Federal, a construção urgente do Açude Poço de Varas, como, também, a implantação de uma adutora para o município de São Miguel, a exemplo da que foi construída na cidade de Luiz Gomes, e outras ações hídricas.
O açude Poço de Varas, com capacidade para 26 milhões de m3, está orçado em R$ 25 milhões e é um sonho antigo da população micaelense - e de localidades próximas - há mais de 70 anos, e, segundo estudos técnicos, será a solução para os cidadãos dos cinco municípios que estão dentro da área atingida pela escassez de água: São Miguel, Coronel João Pessoa, Venha Ver, Dr. Severiano e Encanto.
O empresário Pedro Alcântara, do ‘Grupo Três Corações, participou do movimento e disse que também vai ser mais uma voz em defesa dos pleitos que estão sendo reivindicados para a região. O Deputado Estadual Gilson Moura também se fez presente ao evento e colocou o seu mandato a disposição da luta enfrentada pelos municípios. Já o prefeito de Venha-Ver, Expedito Salviano, disse que o povo da região está cansado de promessas e que ver ações concretas. Segundo o gestor, entra governo e sai governo e a execução das obras do açude Poço de Varas não passa de palavras soltas ao vento. Além de defender a construção do reservatório, Expedito pediu soluções urgentes e a união de todos para resolver o grave problema da seca.
Para o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, a situação é preocupante nos 144 municípios onde foi decretado estado de emergência pelo Governo do RN. “Estudos mostram que esta é a pior seca, que castiga e assola o Nordeste brasileiro nos últimos 100 anos”, afirmou Leonardo. O titular da SEMARH disse que não poderia participar de um evento daquela magnitude de mãos vazias. “Não vim trazer utopias, nem vender ilusões. Em princípio, vamos autorizar a perfuração de 10 poços tubulares em cada município aqui desta região que se encontra situação crítica”, afirmou.
Ele também destacou que o Projeto da Barragem Poço de Varas, que está orçado em R$ 26 milhões, já se encontra no Ministério da Integração Nacional e que o próximo passo, agora, é usar o poder de articulação, unir forças políticas do estado para bater o martelo e fazer a obra acontecer. Leonardo disse, ainda, que, tão logo os recursos sejam empenhados, é possível usar o Regime Diferenciado de Contratação para dar celeridade às obras.
O prefeito de São Miguel, Dario Vieira, ponderou que a construção da barragem Poço de Varas, que terá capacidade para 25 milhões de m3, é de fundamental importância, assim como uma adutora para o município. Mas, segundo o gestor, o empreendimento demanda tempo e deverá ser executado em médio e longo prazos.
“O município está precisando de água urgente, agora, para que nosso povo permaneça em cima desta serra e possamos evitar o êxodo. Nossa população não pode, de jeito nenhum, conviver com esta situação catastrófica e sem este bem básico, que compõe cerca 65% do corpo humano: a água”, concluiu o prefeito Dario.
*Com informações do Blog do Capote.
Fotos


Nenhum comentário:

POLÍCIA MILITAR DE SÃO MIGUEL PRENDE HOMEM COM DROGAS NA MADRUGADA DE DOMINGO (12)

 Em patrulhamento realizado nas adjacências do Bairro Núcleo Vieira em São Miguel, na madrugada de domingo dia 12 de maio por volta das 02...