Há cerca de setenta anos aferindo com exclusividade a audiência da TV, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística pode finalmente ganhar um concorrente. Após receber o aval do SBT e da Record, o NfK, empresa de pesquisas alemã, acaba de receber o fortíssimo apoio da Globo.
De acordo com o colunista Daniel Castro
(R7), as relações entre a Globo e o Instituto estão tensas desde que a
emissora sofreu uma acentuada queda de audiência nos últimos anos.
Além de oferecer um maior
número de ‘peoplemeters’ – aparelhos que são instalados em algumas
milhares de casas para realizar a ‘amostra’ do público
total -, o NfK teria como trunfo a inédita aferição da audiência dos
programas assistidos pelo celular, medição jamais realizada pelo
Instituto.
Segundo Castro, a principal barreira
para a chegada do grupo alemão é o alto custo de seus serviços, que
giraria em torno de R$ 100 milhões. A Globo também entende ser
necessário pesquisar como o mercado publicitário reagiria à presença de
dois medidores de audiência diferentes, fato que poderia trazer confusão
aos anunciantes.
Na próxima semana, novos passos do impasse devem ser dados e, consequentemente, revelados à imprensa.
RD1
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