terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Governador do RN ainda não sabe quando nem quanto vai receber de ajuda financeira da União

governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), ainda não tem definidos a data para o recebimento da ajuda financeira que ele foi buscar em Brasília junto ao governo federal nem o valor que o estado deve receber para poder pôr em dia o pagamento dos salários atrasados dos servidores públicos. 
 
Nesta terça (19), em nota, Robinson disse que estava no Distrito Federal trabalhando nas providências legais para conseguir a liberação dos recursos o mais rápido possível. “Vim para Brasília e, ontem mesmo, fui recebido pelo presidente Temer e pelo ministro do Planejamento, Diogo Oliveira, para definições de formato e datas para a liberação dos recursos – da ajuda federal que estamos, com muita luta, conseguindo viabilizar neste final de ano”, explicou. 

E acrescentou: “Hoje, estamos aqui trabalhando nas providências legais para que essa liberação ocorra o mais rápido possível. O ministro Diogo e o presidente Temer marcaram para a próxima segunda-feira (25) a publicação da medida provisória com a referida liberação. Estamos tentando encurtar esse prazo”. 

Por fim, o governador destacou: “Estamos juntos, lado a lado, nessa batalha. Estou focado em todas as medidas necessárias para que nada impeça que esses recursos cheguem ao nosso estado e às contas dos servidores, o mais rápido possível”.

Socorro de R$ 965 milhões

O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou o envio de recursos do Governo Federal ao Rio Grande do Norte com o objetivo de custear as despesas com a folha de pessoal do Estado, que estão em atraso. O Governo do RN pediu socorro financeiro de R$ 965 milhões ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Contudo, a pasta vinculada à União não tem a obrigação de mandar para o estado potiguar o total desse dinheiro. 

Robinson Faria está pressionado. Ele se reuniu nesta segunda-feira (18) com representantes dos sindicatos dos servidores, mas também não deu previsão para honrar com as folhas de novembro, dezembro e com o 13º salário.Sem receber salários, e sem qualquer definição de um calendário de quando o pagamento será feito, a Polícia Militar amanheceu aquartelada nesta terça-feira (19). Na capital, em cidades da Grande Natal e também em cidades do interior, pelo menos 60% da frota ficou aquartelada e não saiu às ruas. 

O protesto foi batizado de 'Segurança com Segurança'. Associações de praças explicaram que a medida é para dar segurança aos policiais e bombeiros militares que, sem receber salários e sem condições estruturais de trabalho, se negaram a sair em patrulhamento. Também por causa dos salários atrasados, servidores da saúde suspenderam os atendimentos nos centros cirúrgicos dos hospitais Ruy Pereira e Walfredo Gurgel, ambos na Zona Leste de Natal.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou que tem conhecimento das paralisações e que vai trabalhar para regularizar os salários dos servidores.

G 1RN

Polícia Militar desarticula grupo que tentava fraude eleitoral

A 8ª Companhia Independente de Polícia Militar desarticulou um grupo suspeito de tentar praticar fraudes no Cartório da 7ª Zona Eleitoral....