A última década serviu para que os torcedores brasileiros se habituassem a contar, mais do que em qualquer outro período da história, com jogadores estrangeiros defendendo as cores de seus clubes. E a terceira rodada do Brasileirão 2014 tratou de dar uma mostra bem clara disso, pelo menos para as equipes que estão na ponta.
Três dos quatro times que chegaram a sete pontos neste final de semana o fizeram graças a gols marcados por jogadores sul-americanos: o Corinthians do peruano Paolo Guerrero, o Internacional do argentino Andrés D’Alessandro e do chileno Charles Aránguiz e o Cruzeiro do boliviano Marcelo Moreno.
Junto a eles, formando o G-4, está o Goiás, que prolongou a dor do Atlético Mineiro no Estádio Independência – onde havia sido eliminado da Copa Libertadores no meio da semana. Davi marcou o gol dos goianos, que ainda não tiveram sua meta vazada nas três primeiras rodadas. E isso para não falar de outro gol importante, de um argentino: Maxi Biancucchi, para garantir a vitória por 1 a 0 do Bahia, que foi a seis pontos, sobre o Botafogo.
Jejum? Qual jejum?
Foram mais de três meses – incluindo um período de lesão – sem que Guerrero marcasse pelo Corinthians. Isso até a semana passada, quando o peruano contribuiu para a vitória por 3 a 0 sobre o Nacional de Manaus. Agora, em Chapecó, a seca do autor do gol do título mundial do Corinthians em 2012 foi embora de vez. Num jogo acirrado e com poucas oportunidades, a única bola que sobrou cara a cara para o centroavante, ele não desperdiçou e deu aos corintianos uma vitória que aumenta para sete a série de jogos sem perder e sem sofrer gols do time de Mano Menezes.
“Mas a liderança não é o importante”, tratou de esclarecer o treinador após o jogo. “O que vale é jogar cada partida para chegar à parada (pela Copa do Mundo, após a 9ª rodada) com uma boa perspectiva. Nesse campeonato é assim.”
Todo jogo é duro
A tônica de dificuldade e o velho discurso de não ha ver jogos fáceis ou previsíveis foi visível também para o Internacional, que até pareceu estar no caminho de uma vitória relativamente tranquila sobre o Sport do Recife, no Beira-Rio, após os gols de D’Ale, grande destaque do jogo, e Aránguiz.
O problema foi que, como havia acontecido diante do Botafogo na rodada anterior, quando abriu vantagem de dois gols e levou o empate no final, o Colorado teve mais uma queda de ritmo. Os rubro-negros diminuíram a 13 minutos do final e por pouco não roubaram um ponto em Porto Alegre.
“A equipe deles não tinha nada a perder. Não é fácil, não. Todo jogo é difícil”, comentou o técnico Abel Braga, incomodado com as críticas ao desempenho da equipe nos minutos finais. “Ontem o vitória ganhou no Maracanã do líder do campeonato. Aqui não se quer ter a humildade de falar que é o campeonato mais difícil do mundo”, completou ele, referindo-se aos 2 a 1 do vitória sobre o Fluminense no sábado.
Mas, no final das contas, quem mais tem razão para comemorar a vitória que vale liderança talvez seja o Cruzeiro. Porque se trata do único caso de uma equipe que segue viva na Copa Libertadores – vai jogar as quartas de final contra o San Lorenzo a partir desta quarta-feira – e que, por isso, coloca uma equipe mista nestas rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro. O que, no entanto, não foi o bastante para evitar que a Raposa batesse o Atlético Paranaense no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, por 3 a 2 e também chegasse a sete pontos.
Após estar duas vezes atrás no placar, o Cruzeiro virou aos 37 da segunda etapa, graças a um gol de cabeça do centroavante reserva Marcelo Moreno. “Desde que eu cheguei, falei que não ia ser fácil. Estou atravessando um momento maravilhoso, entrando e ajudando o Cruzeiro em dois jogos difíceis”, disse o boliviano, referindo-se à primeira rodada, quando já marcara, no último minuto, o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Bahia. “Isso me deixa mais motivado para estar no grupo que vai viajar para a Libertadores”, admitiu ele, ao falar sobre a viagem para Buenos Aires para a partida desta quarta-feira.
Resultados da 3ª rodada:
Sábado(3)
São Paulo 2 x 2 Coritiba
Santos 0 x 0 Grêmio
Atlético-PR 2 x 3 Cruzeiro
Fluminense 1 x 2 Vitória
Domingo (4)
Flamengo 4 x 2 Palmeiras
Bahia 1 x 0 Botafogo
Internacional 2 x 1 Sport
Criciúma 1 x 0 Figueirense
Atlético-MG 0 x 1 Goiás
Chapecoense 0 x 1 Corinthians
Site da FIFA
Nenhum comentário:
Postar um comentário