O bispo de Viseu, Ilídio Leandro, admitiu que aceitaria já hoje que homens casados fossem ordenados padres, considerando que pode haver uma alteração relativamente à disciplina do celibato na Igreja Católica.
O papa Francisco afirmou na segunda-feira que o celibato não é um "dogma de fé" na Igreja Católica, que há sacerdotes casados nos ritos orientais e que "a porta está sempre aberta" para tratar o tema.
"Eu não posso concordar mais com o papa Francisco. De facto, não é dogma de fé, não é uma tradição que a Igreja não possa refletir e alterar", disse Ilídio Leandro durante um encontro com jornalistas, explicando que "dogma de fé é apenas aquilo que está na escritura".
Para Ilídio Leandro, "tudo o resto que a Igreja foi introduzindo ao longo dos tempos e não com caráter de dogma de fé, por não estar alicerçado e fundamentado na escritura, pode ser mudado pela mesma Igreja em qualquer tempo".
Questionado se aceitaria que homens casados se pudessem tornar padres, o bispo de Viseu não hesitou na resposta: "hoje, aceitaria hoje, já".
Deu o exemplo de um homem casado, diácono, que estava sentado ao seu lado, considerando que "se a vocação dele fosse ser padre, pelo facto de ser casado não se deveria impedir".
DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário