Radio

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Anvisa suspendeu 15 marcas de tinta usadas em tatuagens

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em resolução publicada na edição desta terça-feira (6) do Diário Oficial da União, suspendeu 14 marcas de tinta usadas por tatuadores. O motivo foi a falta de registro no país.

Na lista constam as marcas Intenze, Eternal Ink, Suprema Collors, Solid Ink, Drawing Ink 700, Extrema Magic Collors, Master Ink, Kuro Sumi, Murano, Kactus, Kokkai Sumi Ink, Infinity Tattoo Ink, Korrai Sumi Ink e Bowery Ink.
Ainda de acordo com resolução, a orientação da agência é que as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios apreendam e inutilizem as unidades encontradas no mercado.

Outra medida também publicada visa a impedir o uso da tinta Indian Ink em tatuagens. De acordo com a Anvisa, o produto tem registro, mas o próprio rótulo traz a informação que a tinta não deve ser utilizada para este fim. Neste caso, a orientação é que as vigilâncias sanitárias apreendam o produto quando ele for encontrado em estúdios e feiras de tatuagem.

A Anvisa já havia suspendido a marca de tinta para tatuagem Supreme, fabricada por Tseva Indústria e Comércio, em janeiro passado, após receber uma denúncia do Ministério Público do estado de São Paulo.

A pigmentação artificial permanente para pele, incluindo as tintas de tatuagem, é regulamentada pela Anvisa por meio da Resolução da Diretoria Colegiada de número 55 publicada em 2008, a RDC 55/2008. No país, há três marcas de tintas regulares para tatuagem: a Starbrite Colors, a Electric Ink e a Irons Work


Agência Brasil

Nenhum comentário:

BB projeta crescimento recorde da economia do Rio Grande do Norte em 2024

A economia do Rio Grande do Norte está projetada para ter um desempenho excepcional em 2024, com um crescimento do Produto Interno Bruto (PI...