Radio

terça-feira, 18 de setembro de 2012

TSE suspende acordão do TRE-RN e candidatos com candidaturas sub júdice podem voltar a fazer campanha

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através do Ministro Dias Toffoli, concedeu na noite de ontem (18), liminar suspendendo todos os efeitos dos Acórdãos proferidos nas petições nº 182-05.2012.6.20.0000 e 183-87.2012.6.20.0000, bem como da decisão existente no Ofício-Circular nº 41/2012-GP/CRE, dirigido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte a todos os Juízes Eleitorais do Estado, que proibia os candidatos com registros indeferidos de seguirem com suas campanhas.

A ação ajuizada pelos advogados Felipe Cortez e Thiago Cortez em nome do PMDB do município de Barcelona teve como base o art. 15, V, do Regimento Interno do TSE, “[...] em face do descumprimento pelo TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, do artigo 45 da Resolução 23.373-TSE, que na íntegra do artigo 16-A da Lei 9.504/97 assegura aos candidatos com registro indeferido sua participação no pleito e na campanha eleitoral enquanto estiverem sub júdice.

Em sua decisão, o Ministro Dias Toffoli, sustentou ser cabível a representação dirigida a Corte do TSE, haja vista o fato da decisão do TRE-RN está em desacordo com o prescrito no art. 16-A da Lei nº 9.504/97. Neste sentido o Ministro decidiu por conceder a Liminar garantindo a todo e qualquer candidato do Rio Grande do Norte, que estiver sub júdice, a realizar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior.

São Miguel - Com a decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral, o candidato a prefeito de São Miguel pelo Partido Progressista (PP), Dário Vieira de Almeida, que teve sua candidatura indeferida pela Corte do TRE-RN e que recorreu da decisão junto ao TSE, poderá continuar a realizar normalmente todos os atos de sua campanha, até o julgamento do seu recurso pela Corte Superior. 
 

Um comentário:

Unknown disse...

n gostei pois os candidatos ficha suja podem participar pois se ja robou quem garante q n vai roubar de novo!!!

Polícia Civil prende suspeito por feminicídio em Assú

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia (DP) de Assú cumpriram um mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder Judiciário, neste ...