A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) têm a satisfação de anunciar
um dos mais importantes embaixadores da Copa do Mundo da FIFA 2014: o
Tolypeutes tricinctus, o famoso tatu-bola, uma criatura nativa do
Brasil.
A mascote foi apresentada oficialmente durante o programa Fantástico
da TV Globo pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração
do COL.
"Estou muito feliz por dar as boas-vindas a um membro tão importante
da equipe de 2014", afirmou Ronaldo. "A mascote vai desempenhar um
importante papel de embaixador nos próximos dois anos. Tenho certeza de
que vai emocionar muitos jovens torcedores no Brasil e no mundo todo com
a grande paixão que tem pelo esporte e pelo seu país."
O anúncio se seguiu a uma semana de atividades durante a qual a
mascote fez uma série de visitas extraoficiais ao Brasil. Na praia de
Boa Viagem, no Recife, ela distribuiu 2014 bolas azuis, representando o
seu casco azul. O tatu-bola também se encontrou com o novo amigo Ronaldo
em São Paulo e foi apresentado a torcedores brasileiros em formato
digital por meio de diversas transmissões de jogos ao vivo. A mascote
oficial também tem a sua própria canção: Tatu Bom de Bola, cantada pelo
sambista Arlindo Cruz.
O desenho final foi escolhido pela FIFA e pelo COL após a análise de
47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de
extensas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi
identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a
12 anos.
"É importante destacar que o tatu-bola é uma espécie vulnerável",
afirmou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. "Com esta mascote,
vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa do Mundo da
FIFA 2014, que é comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia.
Temos certeza de que ela será amada não apenas no Brasil, mas no mundo
todo."
A população brasileira agora terá a oportunidade de batizar a mascote
oficial por meio de uma eleição aberta até meados de novembro. As três
opções, definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz,
Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos, são Amijubi — uma
representação de simpatia e alegria — e dois nomes com uma mensagem
ecológica: Fuleco e Zuzeco.
A mascote oficial do Brasil 2014 é a mais recente de uma longa linha
de personagens que entraram para a história da competição. Seguindo os
passos de figuras como Zakumi (África do Sul 2010), Goleo (Alemanha
2006) e o precursor World Cup Willie (Inglaterra 1966), a mascote é uma
das principais imagens do Mundial, proporcionando à FIFA, ao COL e a
outras partes envolvidas uma marca forte para a ativação de campanhas
promocionais e o contato com o público.
Conteúdo
Para conhecer a casa da mascote, visite www.FIFA.com/mascote. Para
saber mais sobre a eleição do nome da mascote,com descrições completas
dos três candidatos, visite mascot.FIFA.com/voting.php.
A visita da mascote ao Recife e uma seleção de animações podem ser encontradas em www.youtube.com/FIFATV.
Siga a mascote no twitter: @mascote2014 (português) e @mascot2014 (inglês).
Fonte: Fifa
Nenhum comentário:
Postar um comentário