Um caso de desrespeito aconteceu na segunda-feira (05) de abril, na cidade de Riacho de Santana região do Alto Oeste Potiguar, o figurino da Junina Explosão foi jogado no lixo causando muita revolta entre os quadrilheiros e a população que esta indignada com o ocorrido.
A Junina Explosão pede esclarecimento do poder público municipal que até o momento não se pronunciou a respeito do ocorrido, a população santanense que uma resposta, a cultura tem que ser respeitada e valorizada.
O figurino foi adquirido no ano de 2019 pela gestão anterior e era guardado no camarim da praça de evento, segundo um componente da Junina informou ao Blog São Miguel em Alta Notícias que desde 2017 a gestão apoiava a junina com o figurino entre outros, ainda disse que ao passar próximo a praça de evento se deparou com uma caçamba com balões e o figurino em cima então informou o caso a outro componente que foram até o lixão e depararam com o desrespeito com cultura e do dinheiro público, o figurino feminino foi recuperado já o masculino cerca de 40% recuperado.
O figurino foi adquirido da Junina babaçu de (Fortaleza-CE) para 14 pares completos com sapatos, chapéus e arranjos, já o figurino dos Noivos veio de Alagoas da quadrilha Amanhecer do Sertão, foram 4 roupas casal sendo de 2 casal Brancos dos noivos, e outro que eles usavam antes que era um vestido lilás e um blazer bege nordestino.
A Junina Explosão fundada em 2017 vem se destacando na região tendo o total apoio do poder público em 3 anos consecutivos, onde reúne jovens da zona urbana, rural e cidades circunvizinhas, abrilhantando as noites de são João.
A cultura junina Santanense esteve presente no Festival de quadrilhas juninas da Elite Cursos realizada na cidade São Miguel sendo Campeã nas duas edições em 2018 e 2019, e ainda participou do Festival em Portalegre (2019) e Festival em Major Sales no mesmo ano ficando 3° Lugar.
Em 2020 a Junina daria continuidade aos seus projetos, porém devido a pandemia do novo Coronavírus foi adiado, onde o grupo continuou unido pelas redes sociais. Em 2021 aconteceu a troca gestão onde a mesma promete dar total apoio a Junina Explosão, mantendo assim a tradição do padroeiro local, mas devido a gravidade da Covid-19 esse ano não tem manifestação junina.
Varias agremiações juninas da região se manifestaram em vídeos ou por meio de nota em apoio a Junina Explosão pelo ocorrido, a cultura junina e umas das manifestações que trás alegria as pessoas tem que ser bem vista pelos nossos governantes.
São Miguel em Alta Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário