Radio

sábado, 18 de abril de 2020

Cerveja de acerola é criada por pesquisadores da UFPB

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram patente de cerveja com adição de acerola e apontam que ela estimula melhorias sensoriais, além de ter maior resistência a contaminações por microrganismos em comparação às cervejas tradicionais. A fruta é economicamente importante para Paraíba e possui várias safras durante o ano.

De acordo com Lucas Miranda Fernandes, pesquisador responsável pelo projeto da dissertação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFPB, que culminou no produto, a acerola dá características únicas à cerveja e diversifica sabores e aromas para o público consumidor. “A cerveja com acerola é leve, refrescante e fácil de beber. Mesmo sendo mais ácida e mais encorpada do que as cervejas tradicionais, foi aprovada por um público que não costuma tomar cerveja artesanal”.

Para ele, o estudo buscou desenvolver uma tecnologia de produção de cerveja artesanal com acréscimo de acerola por ser uma fruta economicamente importante para o estado da Paraíba. “Ela possui várias safras durante o ano, viabilizando o uso industrial como adjunto cervejeiro”.

No experimento da patente, durante a fervura, adicionou-se uma quantidade entre 30 a 200 gramas para cada litro de cerveja. “A adição de acerola contribuiu com a cerveja sensorialmente, acrescentando acidez e dulçor residual, e físico-quimicamente, modificando a cor, reduzindo levemente o teor alcoólico e diminuindo o pH, o que tornou a cerveja microbiologicamente mais resistente”, enfatiza o estudo. A patente da cerveja foi solicitada ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Segundo a professora e pesquisadora do PPGEQ da UFPB, Sharline de Melo Santos, a ideia central da patente é produzir uma cerveja com fruta regional, a fim de estimular a produção no Estado. “O consumidor busca qualidade, variedade, sabores e aromas no mercado de cervejas. A produção de cervejas artesanais está em crescimento na Paraíba. Assim, valorizamos o potencial da fruta e estimulamos uma opção a mais de cerveja artesanal”, destaca.

Portal Correio 

Nenhum comentário:

Homem Morre Vítima de Choque Elétrico em Jucurutu, no interior do RN

Um homem morreu no bairro Freitas em Jucurutu nas primeiras horas da tarde deste domingo 03 de agosto de 2025 após sofrer um choque elétri...