Na última quinta-feira (23) a cidade
de São Miguel recebeu a noticia do falecimento João Alves de Lima fundador do
Café Santa Clara aos 94 anos de idade em São Paulo no hospital Sírio Libanês.
O velório do de seu João esta sendo velado na sua residência
no centro da cidade micaelense, ás 15:00hs acontece a missa de corpo presente
na igreja Matriz de São Miguel Arcanjo e em segunda o sepultamento no cemitério
parque São Miguel Arcanjo no Bairro Sabino Leite.
Em 1970, a aceitação do produto aumentou e João Rufino passou a comprar o café verde diretamente nas regiões cafeeiras do país. Pouco depois, em 1973, João Rufino tornou-se um dos sócios-fundadores da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).
Em 1984, João Rufino passou o comando da empresa para seus filhos, Pedro, Paulo e Vicente Lima, que criam a JAL — João Alves de Lima Ltda., para comercializar o café Nossa Senhora de Fátima. No ano seguinte, em 1985, o café Nossa Senhora de Fátima foi renomeado para café Santa Clara.
No ano de 1988, a empresa implantou uma filial em Mossoró para venda e distribuição do produto, iniciando a expansão e consolidação da empresa no Rio Grande do Norte. Em 1989, foi inaugurada a fábrica em Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará, e foi constituída a empresa Santa Clara Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. Na época, o cantor Fagner tornou-se o primeiro garoto-propaganda da Santa Clara.
Em 1993, o Moinho Santa Clara foi instalado em Mossoró, um empreendimento voltado à fabricação de produtos derivados do milho, surgindo a marca Dona Clara. Em 1995, adotou-se Grupo Santa Clara como marca institucional. Em 1996, a Santa Clara assumiu o controle da marca de café Kimimo.
Em 1999, foi criada a São Miguel Holding e Investimentos S.A., uma holding para gerenciar os negócios da família Lima. A marca de café Pimpinela, do Rio de Janeiro, foi incorporada pela empresa no ano de 2003, marcando, assim, a expansão dos negócios para a região sudeste. Em 2005, a Santa Clara ganhou o prêmio "Melhores do Agronegócio" da Editora Globo.
Em 2010, o grupo decidiu alterar sua marca institucional para 3corações, enquanto que sua razão social passou a ser denominada Três Corações Alimentos S.A.
A estratégia de expansão através de aquisições continuou nos anos seguintes. Em 2014, a 3corações anunciou a aquisição da marca de café e cappuccino Itamaraty. Uma das últimas aquisições do grupo 3corações foi a Cia. Iguaçu de Café Solúvel, proprietária das marcas Iguaçu, Cruzeiro e Amigo, no ano de 2016.
Em 2016, fechou um acordo para ser a fornecedora de café, com a marca 3 Corações, dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos da Rio 2016.
Da redação do Blog São Miguel em Alta, com informações
Wikipedia.