Radio

domingo, 13 de setembro de 2015

Adalcina Vieira sugere a criação do Dia Municipal da Passagem da Coluna Prestes

A Vereadora Adalcina Vieira de Almeida (PP) sugeriu através do Projeto de Lei Nº 031/2015, aprovado a unanimidade pelos demais pares, a instituição no Calendário Oficial do Municipal, do Dia Municipal da Passagem da Coluna Prestes.

De acordo com a Lei, o Dia Municipal da Passagem da Coluna Prestes, deverá ser comemorado anualmente na data de 04 de fevereiro, ocasião em que devem ser realizadas atividades culturais, trilhas educacionais refazendo o percurso da passagem pelo município, bem como outras atividades que relembre a data.


Em sua justificativa, a parlamentar destacou que se considerando a relevância do assunto para a população micaelense, uma vez que se trata de um fato histórico de conhecimento nacional, o mesmo deve ser trabalhado junto a disciplina de história em todas as escolas do município.


Conheça um pouco da Passagem da Coluna Prestes por São Miguel – Liderada pelo Capitão Luís Carlos Prestes, a Coluna Prestes, foi um movimento político-social que teve início no ano de 1925.


Com o objetivo de derrubar o governo do Presidente Arthur Bernardes, a Coluna visou percorrer grande parte do território brasileiro, principalmente o interior, incentivando a população a se rebelar contra o governo e as elites agrárias, lutando pela implantação do voto secreto e o ensino fundamental obrigatório no Brasil e acabar com a miséria e injustiça social no pais.


No Rio Grande do Norte, o percurso da Coluna Preste se deu pela Região Oeste do estado, pelo município de São Miguel. A vinda ocorreu no dia 04 de fevereiro do ano de 1926, na “Ladeira do Engenho”, cabeça da serra, divisa da cidade com as terras cearenses do município de Pereiro, onde ocorreu a primeira luta.


Um grupo de revoltosos seguiu da cidade em direção à fazenda Riacho Fundo para analisar o caminho por onde seus companheiros deveriam prosseguir. Neste local, ocorreu uma troca de tiros com um contingente da Polícia Militar que havia saído de Pau dos Ferros. Dessa luta resultou a morte de um jovem inocente, da referida localidade, por disparos feitos pela polícia. A Coluna bateu em retirada, motivada pelo tiroteio no Sítio Riacho Fundo.

Polícia Civil identifica 15 corpos de vítimas de acidente na BR-116

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) identificou, até o momento, 15 corpos de vítimas do grave acidente ocorrido na madrugada do último sá...