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quarta-feira, 29 de abril de 2015

Governo Federal intensifica fiscalização para reduzir acidentes de trabalho no Brasil

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançada nesta terça-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem como mote alertar o trabalhador sobre a importância do uso de proteção coletiva e individual. Para isso, o mote é "Você é sua principal ferramenta de trabalho". O dia 28 de abril foi instituído, em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vitimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Segundo o Ministério, de janeiro a março, o órgão realizou 26.378 ações fiscais em Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil. Nessas fiscalizações foram alcançados mais de 3 milhões de trabalhadores. Os auditores-fiscais do trabalho fizeram 16.545 notificações, autuaram 25.902 empresas e 1.108 foram embargadas/interditadas. Foram analisados pelos auditores 398 acidentes.

A campanha do Ministério faz parte das ações da Estratégia Nacional para Redução de Acidentes do Trabalho, ação da pasta para aplacar os números negativos gerados pelos acidentes de trabalho que abalam setores da saúde, da previdência e também a produtividade brasileira.

Cerca de 2,34 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo vítimas de acidentes de trabalho e doenças relacionados ao ofício, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil foram registrados 717.911 acidentes, 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes, de acordo com os índices mais recentes, de 2013, do Anuário Estatístico da Previdência Social, que inclui apenas trabalhadores com registro em carteira.

Portal Planalto

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