quinta-feira, 23 de abril de 2015

Ácido fólico: importante para grávidas e para quem tenta engravidar

87o87o5eer5y

Quando uma mulher planeja a gravidez deve preparar seu corpo para a ocasião. É recomendável às futuras mães tomar suplemento de ácido fólico antes de engravidar e durante as primeiras 12 semanas de gestação, já que tomar este aporte ajudará no correto desenvolvimento da medula espinal do bebê. “Sua importância é tão grande que o Programa Nacional de Suplementação de Ferro do Ministério da Saúde desde 2002 estabeleceu que as farinhas de trigo e milhos vendidas no Brasil sejam enriquecidas com ferro e ácido fólico, porém a gestante precisará de ainda mais” – afirma Dra. Isa Rocha, ginecologista do IVI Salvador.

O que é ácido fólico?
Ácido fólico é a vitamina hidrossolúvel do grupo B, também conhecida como Vitamina B9. Como todas as vitaminas, o ácido fólico não aporta energia ao organismo, mas é fundamental para gerá-la e manter o corpo saudável. Uma alimentação rica em ácido fólico ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e reduz a possibilidade de desenvolver câncer de cólon, útero e mama, além disso, suas propriedades antianêmicas contribuem na preservação do sistema imunológico. Durante a gravidez, o ácido fólico é importante para redução do risco de malformações do sistema nervoso central do feto e outros defeitos congênitos.

“Apesar do ácido fólico estar presente em muitos alimentos e ser suficiente para uma pessoa, não cobre as necessidades do feto”, adverte Dra. Isa, “e por isso a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) recomenda que a mulher deve consumir 400 microgramas por dia de ácido fólico durante pelo menos um mês antes de engravidar (melhor que sejam três meses) e ao longo do primeiro trimestre de gestação – período em que o tubo neural está em pleno desenvolvimento”.

Alimentos ricos em ácido fólico
Uma das vantagens de preparar-se para a gravidez é que a melhoria da dieta devido a preocupação em enriquecer a alimentação com nutrientes que serão importantes para a saúde durante a gestação e para a formação do bebê pode passar a acompanhar a futura mãe para o resto da vida beneficiando sua saúde, pois uma alimentação equilibrada é sempre importante.

Conheça alguns alimentos ricos em ácido fólico que você pode incorporar à sua dieta e siga as recomendações de seu ginecologista obstetra:
• Vegetais folhosos verdes, brócolis e espargo
• Castanha
• Feijão
• Ervilha
• Batata
• Carne e Fígado
• Abacate e frutas em geral
• Cogumelo
• Trigo integral, farinha integral e cereais
• Arroz integral
• Cítricos

 Fonte: iBahia

Motorista bate em carro, arrasta moto de suspeito de assalto e tenta atropelar pessoas em Mossoró

Uma cena inusitada foi registrada em Mossoró, nesse domingo (05). O motorista de uma Hilux foi flagrado arrastando uma motocicleta na avenid...