Já́
tem relatos que pessoas que vem caindo no golpe dos criminosos de passando por Advogados,
na cidade São Miguel tem vítimas que caíram no golpe e perderam
uma quantia alta.
Sempre desconfie ao receber uma ligação solicitando a confirmação de dados e se o número de telefone é desconhecido; estabeleça com o seu advogado uma comunicação sempre pelos mesmos canais: um único número de celular e e-mail (salve esses contatos); combine de fazer os pagamentos em uma única instituição financeira (sempre nos mesmos dados bancários, agência, conta, CNPJ ou CPF) e confira todos os números de maneira minuciosa.
A principal recomendação é não fazer nenhuma transferência antes de falar direto com o escritório do qual a pessoa seja cliente (e não ligar para o número que a contatou ou que foi informado na mensagem).
Golpe do advogado: criminosos se passam por profissionais reais para cobrar 'despesas' de processos
Vítimas são induzidas a fazer um PIX para cobrir custos jurídicos e receber um suposto valor ao qual teriam direito.
Entenda, a seguir, como funciona o golpe e como se prevenir.
Como os golpistas agem
➡Os golpistas usam nomes reais do advogado ou escritório de advocacia que já atende a vítima, muitas vezes usando a mesma foto de perfil do profissional verdadeiro, mas com um número diferente — é a clonagem de conta de WhatsApp.
➡Ao entrar em contato pelo aplicativo de mensagens, os bandidos afirmam que a vítima ganhou um processo (que pode ser baseado em uma ação real);
➡Para que o montante da causa seja liberado, o suposto advogado pede que a vítima faça uma transferência via PIX para um número de conta que ele informa, alegando que serão para cobrir custos do escritório com o processo.
Em caso de dúvidas, nunca faça qualquer tipo de transferência financeira e procure pessoalmente o profissional de forma pessoal para qualquer esclarecimento ou dúvidas.
Abaixo segue vídeo do advogado José Artur Borges Freitas de Araújo.
São Miguel em Alta Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário