A Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) desencadearam, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Subterranus em Iguatu – Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado, com o intuito de combater a produção e a distribuição de comprimidos psicotrópicos. Foram desativados dois laboratórios de entorpecentes no município, sendo um subterrâneo, em um imóvel de luxo na zona rural da cidade.
Três pessoas foram conduzidas à Delegacia Regional de Iguatu, uma delas, Gerciel Lucas de Lima, de 25 anos, preso em flagrante por tráfico de drogas e comercialização de remédios ilegais. As forças policiais também apreenderam um vasto material ilícito, como 580 mil embalagens para comprimidos, centenas de comprimidos psicotrópicos, quase cinco quilos de insumos para a produção dos comprimidos, além de uma pistola calibre 380 e munições. As demais pessoas envolvidas foram ouvidas e liberadas.
A operação
Há 30 dias, as Forças de Segurança receberam informações acerca de um grupo, que agia no município de Iguatu. Na manhã de hoje, equipes da PC-CE e da PMCE foram ao local onde funcionava um dos laboratórios, que fabricava as substâncias ilícitas. Na ocasião, Gerciel foi preso.
Durante o trajeto, os policiais receberam mais informações acerca do local, onde funcionaria outro laboratório – um imóvel subterrâneo situado em uma chácara, que se encontrava em construção. Após buscas no local, os policiais verificaram que a parede escondia sacos plásticos, contendo um tipo de pó branco possivelmente utilizado na fabricação das drogas, além de localizarem sacos vazios de celulose.
Os policiais conseguiram descer até o subterrâneo por meio de uma escada, escondida em um piso falso. Lá, foram encontradas várias prateleiras e um quadro, onde estava anotada a produção dos comprimidos, além de um cofre na parede de gesso, que estava disfarçado por meio de um interruptor de energia elétrica falso. Ao retirar o interruptor, encontraram o cofre e, dentro dele, a pistola com dois carregadores e munições. Todo o caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3581-9454, da Delegacia Regional de Iguatu.
As informações podem ser repassadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.
PCCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário