Radio

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Moradores denunciam praça abandonada no Distrito de São João Bosco-Poço Dantas/PB


O lixo toma conta da Praça do Distrito de São João Bosco-Poço Dantas, município governado pelo prefeito Dedé Cândido (PTB). É dever da administração pública e da população zelar pelos espaços de uso comum, mas basta uma simples caminhada pelo Distrito para observar que a praça  está descuidada. São João Bosco é o segundo Distrito mais importante de Poço Dantas.  

Se cometidas arbitrariedades em prejuízo do espaço público, há possibilidade de ingerência judicial, para restabelecer a legalidade, a ser provocada não só pelo Ministério Público, representante da sociedade, como também pelos entes federados (Município, por exemplo), e associação, legitimados para propor a ação civil pública (Lei nº. 7.347/85, art. 5º). “ A praça é do povo; como o céu é do condor”, já dizia o poeta Castro Alves.

“Na praça  o descarte de lixo é constante, existem bancos danificados e  o piso está irregular podendo causar acidentes principalmente em crianças e idosos”, disse o produtor rural, Gilson Penaforte Vieira. 

“As pessoas se utilizam da praça para suas atividades de lazer. O lazer, que é um dos direitos sociais componentes do piso vital mínimo expressamente previsto no art. 6º da Constituição Cidadã, é atividade imperiosa para uma vida digna e sadia, e a política urbana, que tem por escopo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, tem como diretriz a garantia às cidades sustentáveis, entendido assim, dentre outros, como o direito ao lazer (Estatuto da Cidade, art. 2º, I)”, informa Gilson Penaforte. 

“Ao lado da praça existem verdadeiras crateras. O Município responde civilmente  por  ação  de indenização por danos material e moral a aquele que que sofreu queda em via pública. Responsabilidade objetiva por omissão específica, ante a falta de fiscalização na manutenção da via pública. Artigo 37, §6º da Constituição da República Federativa do Brasil”, destaca o produtor rural, Gilson Pernaforte.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Nenhum comentário:

Homem Morre Vítima de Choque Elétrico em Jucurutu, no interior do RN

Um homem morreu no bairro Freitas em Jucurutu nas primeiras horas da tarde deste domingo 03 de agosto de 2025 após sofrer um choque elétri...