Assim como a origem da bebida, não há registros de quando foi celebrado o primeiro Dia Mundial do Café. Mas a data tem o objetivo de homenagear essa bebida tão querida em todo o planeta. No Brasil, apenas 5% das pessoas não gostam de café, segundo uma pesquisa feita em 2021 pelo Instituto Axxus com o apoio da ABIC.
O café conquista tanta gente que tem até outras ocasiões para lembrá-lo. Em 2014, os membros da Organização Internacional do Café (ICO, na sigla em inglês) se uniram para criar o Dia Internacional do Café, comemorado pela primeira vez no dia 1º de outubro de 2015. Existe também uma data nacional alusiva à bebida, festejada em 24 de maio.
Uma rotina equilibrada começa com um cafezinho!
Já tomou o seu cafezinho hoje?
Aqueles que cultivam o hábito de beber café diariamente ingerem uma série de nutrientes.
Seu principal composto ativo, a cafeína, é responsável por estimular o sistema nervoso, manter a atenção, o bom humor, ajudar no processo de respiração e de digestão.
O consumo regular do café, além de auxiliar na prevenção do Alzheimer e da doença de Parkinson, contém substâncias antioxidantes que eliminam os radicais livres e defendem o sistema imunológico.
A bebida também alivia o estresse, reduz a glicose e a insulina, auxilia a liberação de gordura no corpo, diminui a fadiga dos músculos respiratórios, ameniza os sintomas da depressão, melhora a visão e aumenta a expectativa de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário