sexta-feira, 5 de abril de 2024

Foragidos recapturados passam por audiência de custódia na Penitenciária Federal de Mossoró

Os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, recapturados no Pará nesta quinta-feira (4), passaram por audiência de custódia na tarde desta sexta-feira (5), após voltarem para a unidade. A audiência foi realizada pelo juiz federal corregedor do presídio, Walter Nunes.

O juiz corregedor foi até a penitenciária para ouvir os presos presencialmente. De acordo com a assessoria da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, nesse procedimento os questionamentos foram focados nas circunstâncias sobre a recaptura dos dois fugitivos, e não sobre manutenção ou relaxamento das prisões.

O juiz Walter Nunes explicou que buscou saber "se houve algum emprego de violência" ou algo que os fugitivos quisessem relatar sobre a recaptura, "além da necessidade do laudo de exame para saber se eventuais lesões teriam sido praticadas contra eles".

Segundo o juiz, os laudos não apontaram lesões durante a recaptura, mas um dos fugitivos teria relatado que houve violência. "Um chegou a afirmar que teria havido uma violência, mas tem o contexto da captura, que pode explicar. Isso quem vai definir é, posteriormente, uma apuração", disse.

Os fugitivos retornaram para o presídio de Mossoró durante a madrugada desta sexta-feira (5). A unidade teve a segurança reforçada, direção trocada, e os dois ficarão em celas separadas, sob constante monitoramento, segundo o Ministério da Justiça.

As buscas pelos fugitivos duraram 51 dias. A recaptura aconteceu na tarde de quinta-feira (4), durante uma operação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Rogério e Deibson fugiram da prisão no dia 14 de fevereiro. Nesta quinta-feira, a polícia localizou os fugitivos a mais de 1.600 km de distância de Mossoró.

Os dois fugitivos ficaram em silêncio durante depoimento à PF, após a recaptura. Por volta das 21h30, ambos deixaram a delegacia de Marabá e foram encaminhados até o aeroporto da cidade.

A aeronave da PF decolou do aeroporto de Marabá por volta das 22h de quinta-feira, chegando a Mossoró à 1h30 desta sexta-feira.

Após o desembarque, os fugitivos seguiram para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), onde fizeram exames de corpo de delito.

Inter TV Cabugi

Nenhum comentário:

FPM: terceiro decêndio será creditado nesta terça-feira, 30

Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que o terceiro decêndio de abril de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (F...