A
vereadora de Natal, Thabatta Pimenta (Psol), denunciou um caso de violência
envolvendo policiais militares e um jovem com deficiência no Hospital de
Santana do Seridó, no Seridó potiguar. A denúncia foi feita nesta segunda-feira
(18) em um vídeo publicado nas redes sociais da parlamentar.
Segundo Thabatta, a vítima é Zé Paulo, conhecido na cidade desde a infância por viver com deficiência. No momento da ocorrência, ele estaria em surto dentro da unidade hospitalar e acabou sendo agredido na frente da mãe idosa.
“Não há justificativa para uma violência dessa. O hospital deve ser espaço de acolhimento e cuidado”, afirmou a vereadora, que disse ter solicitado providências imediatas à governadora Fátima Bezerra e ao secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo.
Thabatta também mencionou a Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019), que considera crime a prática de violência física ou moral por parte de agentes públicos fora dos limites legais.
Outro vídeo que circula nas redes sociais traz a versão do major Micael, comandante da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar de Parelhas, que afirmou que a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de ameaça dentro do hospital. Segundo ele, a equipe, formada apenas por mulheres, foi ameaçada pelo jovem em surto, e o uso da força teria sido necessário. Ainda assim, a corporação abriu investigação para verificar se houve excesso na atuação.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que instaurou procedimento apuratório e determinou o afastamento preventivo dos policiais militares envolvidos. A instituição destacou ainda que não compactua com condutas ilegais e reforçou o compromisso com a ética e o respeito aos direitos fundamentais.
Portal da Tropical
Nenhum comentário:
Postar um comentário