Radio

sábado, 2 de março de 2024

PCRN coordena ação nacional de combate à violência contra a mulher no RN

 Na manhã desta sexta-feira (01), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte participou da abertura da "Operação Átria", iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que visa combater e prevenir crimes de violência contra a mulher em razão de gênero no RN. A abertura contou com a presença da diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), delegada Helena De Paula, e aconteceu na Secretaria de Segurança Pública do RN, no Centro Administrativo do Estado, em Natal. 

Sob coordenação da Polícia Civil do RN, serão intensificadas a apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas de violência doméstica e cumprimento de mandados de prisão de agressores, além da busca por suspeitos e foragidos da Justiça por feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres.

“A ação deste ano continua sendo coordenada pela Polícia Civil, no entanto, tem uma novidade, que é a integração entre as forças de segurança. Estamos unidos para um objetivo em comum, combater a violência contra a mulher”, afirmou a delegada Helena De Paula, diretora do DPGV.

Em 2023, a Polícia Civil do RN registrou 100 prisões relacionadas à investigação de crimes praticados contra mulheres, no contexto doméstico e familiar, e ainda crimes sexuais contra crianças, adolescentes, idosas e mulheres fora do âmbito familiar. Além das prisões, 909 inquéritos policiais foram concluídos e remetidos à Justiça, 295 vítimas de violência foram visitadas, 84 denúncias foram apuradas, cinco armas foram apreendidas e 29 ações preventivas e pedagógicas foram realizadas em todo o estado. 

Também neste ano, em paralelo às ações ostensivas e repressivas, a Polícia Civil, ao lado dos órgãos da Segurança, também realizará atividades de conscientização com o intuito de prevenir que mais crimes em razão de gênero aconteçam e para que as vítimas de ciclos de violência saibam da existência de uma rede de apoio com a qual elas poderão contar no momento em que decidirem pela denúncia.

Ainda será realizado um curso de capacitação para os policiais civis do Oeste potiguar, visando o enfrentamento da violência contra a mulher, promovido pela Academia de Polícia Civil do RN, com a realização de palestras e mesas redondas, promovidas pelo ITEP, para debater o fluxo de atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência. 

A Instituição ressalta que qualquer denúncia de violência doméstica ou de descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) podem ser comunicadas pelos meios oficiais: delegaciavirtual.sinesp.gov.br. 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)

Nenhum comentário:

Quatro pessoas são presas por tentativa de fraude no concurso da Polícia Civil em Fortaleza

Quatro pessoas foram presas após tentativa de  fraude na prova do concurso da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) para o cargo de Oficial Invest...