A Polícia Civil alerta a população potiguar sobre uma nova prática de golpe que vem sendo aplicada por meio de aplicativos de mensagens, tendo como alvo principalmente os idosos. A fraude acontece após a criação, pelo estelionatário, de um perfil falso no WhatsApp, o qual ele utiliza para se passar por instituições bancárias, oferecendo serviços de empréstimos e melhores condições de taxa.
A vantagem, no entanto, é obtida no momento em que o golpista solicita o pagamento de uma taxa de adesão proporcional ao valor do empréstimo. Segundo o delegado João Paulo Cabral, titular da 9a Delegacia de Polícia de Natal, a tentativa de golpe tem sido registrada com frequência na Unidade.
“É importante ressaltar que as instituições bancárias não realizam a contratação de serviços por meio de aplicativos de mensagens. Reforçamos ainda que dados pessoais não devem ser compartilhados por meio de ligação telefônica ou mensagens, e em caso de dúvida a agência bancária deve ser contactada”, explicou o delegado.
Em caso de a pessoa ser vítima do golpe ou identificar que se trata de uma tentativa, é recomendável que se faça um boletim de ocorrência para conhecimento da Polícia Civil, sendo possível ser realizado o registro por meio da Delegacia Virtual, no site da instituição: www.policiacivil.rn.gov.br.
PC/SECOMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário