As pessoas com linha telefônica pré-paga em 17
estados têm até o dia 18 de novembro para fazerem um recadastramento e
atualizarem seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida
faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a
criação do cadastro nacional de usuários dos serviço de telefonia celular
pré-paga.
A exigência vale para os moradores de cidades dos
seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo,
Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de
Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Esta é a terceira e
última fase do recadastramento, que iniciou em 2 de setembro.
Antes dela, residentes das demais Unidades da
Federação também entraram na obrigação do recadastramento. O processo ocorreu
até o dia 15 de outubro nos seguintes estados: Acre, Distrito Federal, Goiás,
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e
Santa Catarina.
Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados
pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em
sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com
pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de
atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como
páginas específicas nos sites e números, conforme dados da Anatel.
Claro 1052, Tim *144, Vivo *8486, Oi *144, Algas
1055 e Sercomtel 1051.
Após a conclusão do recadastramento, as informações
serão reunidas em um site, a ser disponibilizado em janeiro do ano que vem pela
Anatel. Os cidadãos poderão consultar as linhas ativas a partir do seu registro
no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para identificar se aquelas listadas estão
corretas. Segundo a Agência, assim será possível identificar eventuais fraudes.
Agência Brasil
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