O Projeto tem como objetivo central propiciar momentos de
contação de histórias, reconto de textos, protagonismo das histórias, reescrita
e leitura compartilhada em tendas literárias, biblioteca ambulante, biblioteca
escolar, entre outros pontos estratégicos, como uma das possibilidades, que
venham oferecer continuamente momentos prazerosos de leituras literárias para a
interação e qualidade para a formação de leitores fluentes.
Com esse intuito, o Projeto LERARTE - Leitura, Cultura e Arte, configura-se em um
proposta de intervenção ao incentivo à pratica leitora, motivando crianças e
jovens a serem protagonistas literários.
A coordenação de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal
de Educação, Cultura, Esporte e Turismo –SEDUC e a equipe do Projeto LERARTE,
realizaram a estreia do Projeto, nos dias sete e oito de abril de dois mil e
quinze, tendo como iniciativa a visita às Escolas Municipais: Joaquim Pereira
Guedes, Maria Biré e João Leite da Silva. A ação partiu desde os preparativos e
acessórios iniciais para o incentivo e o despertar do gosto pela leitura como:
decoração do veículo condutor da Biblioteca Ambulante, equipamentos, áudios,
fantasias, vestimentas, livros literários e o preparo físico e psicológico dos
recursos humanos (equipe responsável pelo projeto).
A equipe da SEDUC concentrou-se em frente à Biblioteca
Municipal Raimundo Guimarães Nunes, ponto estratégico para a saída e execução
da 1ª ação/2015 do projeto LERARTE.O projeto dispõe de livros de literatura
Infantil do FNDE, os quais são distribuídas em pontos centrais do veículo. A
equipe realizou contação de histórias dramatizadas, houve o momento da leitura
deleite realizada pelos alunos, os quais interagiram significativamente, lendo,
recontando, protagonizando.
A Equipe vem desenvolvendo ações do Projeto supracitado na
Educação Infantil e Anos Iniciais das Escolas urbanas e do campo (ver registros
anexos).
Nesse sentido, ler histórias para crianças e jovens
possibilitam momento prazerosos de aprender com as histórias outras culturas,
conhecerem seus valores, modos de ser e viver, bem como, despertar desde cedo o
gosto pela leitura e relacionar os fatos narrados, acontecimentos com a sua
vida, seus medos e seus desejos, fazendo-as (os) compreender, de forma sutil, a
passagem do tempo, a ideia de passado, de memória.
O Projeto LERARTE desencadeia ações voltadas também para o
diagnóstico de leitura e escrita nas turmas de 3º, 4º e 5º Anos das Escolas
Municipais com o objetivo de fazer intervenções junto ao pedagógico como também
ao professor para melhorar o nível de leitura e escrita dos alunos no processo
de alfabetização.
Sendo assim, a Coordenação de Ensino Fundamental, Equipe do
PNAIC, Equipe LERARTE realizaram a aplicação do Diagnóstico Inicial a partir do
SAEM- Sistema de Avaliação da Educação Municipal 2015.1 conforme cronograma
elaborado pela equipe atendendo todas as unidades escolares (urbano e campo)
com anos iniciais.