O deputado estadual
Galeno Torquato (PSD) fez, hoje (12), um pronunciamento sobre as Centrais do
Cidadão, segundo o parlamentar, um equipamento que já foi sinônimo de
excelência na qualidade nos serviços prestados e, sobretudo, na economia de
tempo dos cidadãos potiguares. Durante seu discurso - aparteado pelos deputados
Carlos Augusto Maia, Gustavo Carvalho e Márcia Maia - o deputado Galeno
defendeu que as Centrais do Cidadão se tratam de uma iniciativa
governamental que precisa ser revitalizada e necessita passar por um processo
de modernização, desde a sua infraestrutura física até por uma reestruturação e
melhoramento das condições de trabalho de seus colaboradores.
"O
diagnóstico é o seguinte: O RN conta atualmente com 21 unidades
“Central do Cidadão”, porém, 4 estão fechadas (Praia Shopping, Cidade
Alta, Canguaretama e Macau). O fechamento das duas primeiras ocasionou o
aumento expressivo da procura pelas unidades do Via Direta
e do Alecrim, causando consequentemente a demora no atendimento,
filas intermináveis e outros transtornos já conhecidos por aqueles que
necessitam dos diversos serviços ofertados pelas Centrais", elencou o
parlamentar.
O deputado
Galeno comentou que, atualmente, pouco mais de 1000 servidores atuam no
atendimento das Centrais do Cidadão, sendo 502 lotados na SEJUC e 567
cedidos por outras secretarias e municípios. "A média mensal do número
de atendimentos nos dois primeiros meses de 2015 superaram a marca dos 400 mil
atendimentos, número bastante expressivo", salientou.
O parlamentar
relata que a falta de pessoal é apontada por servidores como um dos grandes
problemas enfrentados pelas Centrais do Cidadão. Por esse motivo,
muitas unidades estão funcionando apenas um período do dia,
notadamente cidades-pólo como Nova Cruz, Macaíba, Currais Novos, Caicó, Santa
Cruz e Pau dos Ferros. A única unidade a funcionar no sábado é a unidade do Via
Direta, em Natal.
Atualmente,
segundo o deputado Galeno, o valor das gratificações não chama a atenção de
novos colaboradores. Para servidores de nível superior são pagos R$ 600,00 de
gratificação. Os de nível médio recebem 400,00. Gerentes de unidades recebem R$
1.200,00. Historicamente, gerentes recebiam em média o equivalente a 8 salários
mínimos de gratificação.
Os servidores
defendem que as Centrais do Cidadão deveriam passar a ser uma
subsecretaria, além de ser ainda subordinada à SETHAS ao invés da SEJUC. Uma
das saídas para resolver a questão de pessoal seria a elaboração de um concurso
público. Há também falta de estrutura das unidades, que padecem com a
falta de material de limpeza, escritório, dentre outras coisas. É comum se deparar
com a necessidade de pedir material emprestado para outras secretarias.
Outra questão
observada, é a falta de pessoal que faça a limpeza das unidades. Há pouco
tempo, o serviço era feito por apenados através de um convênio com a SEJUC.
Atualmente, os próprios servidores realizam a tarefa de limpeza. Exemplos do
mau funcionamento chegam de várias regiões.
Em Mossoró, para
conseguir pegar uma das 100 fichas distribuídas diariamente, o usuário necessita
chegar ao local muitas vezes de madrugada, tamanha é a procura pelo documento
expedido pelo Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP). O ITEP é
responsável pelo atendimento a 67 municípios e por isso a procura é grande. Por
semana a equipe tem realizado a média de 600 a 700 procedimentos somente de
Carteira de Identidade, o que tem superado a expectativa.
Entre as
reclamações comuns de quem procura a unidade para retirar o documento é a venda
de lugares na fila. Lugares são vendidos por desconhecidos pelo valor de
R$ 20,00. Em Natal, a guerra
por ficha de atendimento também tem provocado a formação de um comércio
irregular. Algumas pessoas passam a madrugada na fila apenas com a intenção de
vender a ficha, que passa a ser distribuída sempre às 7 horas. Há quem cobre R$
20, R$ 30 e R$ 40,00 pelo papel, que garante o lugar nas primeiras
posições da fila.
"Defendemos
que a Central do Cidadão deve voltar a ser sinônimo de excelência e economia de
tempo para os nossos cidadãos. Deve voltar a ser exemplo de eficiência na
prestação dos serviços tão necessários para o nosso dia a dia", concluiu o
deputado Galeno Torquato.
Assessoria de
Imprensa / Deputado Estadual Galeno Torquato